sábado, 18 de agosto de 2012

O blogue vai de férias (e nós também, claro!)

É verdade, finalmente chegaram as nossas tão aguardadas férias e o momento de regressar a Portugal e rever todos os que lá deixamos!


Mas não fiquem tristes, pois vamos regressar e O Meu Lado Solar irá brilhar mais do que nunca logo que voltemos!

Até breve!
 

domingo, 12 de agosto de 2012

Pequenos paraísos, uma grande descoberta!

Serão as Caraíbas? Hawaii? Sri Lanka? Não, é mesmo o Sul de Gales!!

Barafundle Bay
É no Sul de Gales, bem pertinho de nós, que se encontram as melhores praias de todo o Reino Unido. E que praias! São essencialmente praias selvagens, praticamente inacessíveis, encravadas em falésias, criando um inesperado e deslumbrante contraste entre Campo e Mar. São estes os encantos de Gales a que nos referimos aqui e que tivemos o privilégio de descobrir há poucas semanas.


Ver mapa maior

Estas praias estão situadas desde a costa de Swansea até Fishguard, Pembrokeshire, que podem encontrar no mapa acima.

Three Cliffs Bay

Uma das nossas preferidas fica junto a Swansea e chama-se Rhossili Bay.


Rhossili Bay

É ou não é linda? É um extenso areal, bastante fino, rodeado de falésias e que se prolonga por outra praia, Llangennith, que é um "santuário" local de surf.

Infelizmente o tempo por cá é o que é e não deu propriamente para "fazer praia". É esta imprevisibilidade do tempo um dos grandes motivos de termos tantos britânicos a fazer férias no Sul da Europa. Não os censuramos...

É uma verdadeira aventura partir à descoberta destes pequenos paraísos, por planícies e planaltos salpicados por gado, sobes-e-desces constantes, ruas sinuosamente estreitas e, claro, conduzindo à esquerda. Mas, no fim, tudo vale a pena!

Freshwater West
Broad Haven
Praia de Tenby
Marina de Tenby, com a praia ao fundo

Tivemos também a oportunidade de conhecer um parque natural bem no centro do País de Gales, Brecon Beacons (a mancha verde a norte de Cardiff no mapa acima).


Cascata de Sgwd Clun Gwyn

Brecon Beacons é um dos postais de visita do Reino Unido, pelas suas vastas paisagens e vales verdejantes, bem a lembrar o nosso Gerês, por exemplo. E talvez por isso não nos tenha encantado tanto, pois achamos que temos pelo menos tão bom como isto no nosso Portugal!
 

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Londres 2012: uma experiência inesquecível!

O que prometia, cumpriu-se: é uma experiência única viver os Jogos Olímpicos por dentro!

O Parque Olímpico
Bem diferente do ambiente de um clássico de futebol, por exemplo, estar nuns Jogos Olímpicos é uma Sociedade das Nações que, apesar do apoio incondicional aos atletas das suas cores é, acima de tudo, fraternal. Os Jogos Olímpicos, como os vimos, são a celebração e o modelo de como deveria ser a relação entre todos. Mas o "mundo real" não é (bem) assim...

A organização, como seria de esperar, é irrepreensível, os voluntários são inexcedíveis em fazer as pessoas sentirem-se "em casa" e, surpreendentemente, não nos sentimos demasiado "vigiados" (mas certamente fomos, tal a paranóia securitária que a organização promoveu).

Começamos por ver ao vivo e a cores a maratona feminina na Parliament Square, bem ao ladinho do Big Ben. E que bem as nossas maratonistas nos representaram, são um orgulho para Portugal! Se estiverem com atenção podem ver as três no vídeo abaixo.



O Parque Olímpico está implantado à saída do Grande Londres, junto ao Tamisa, e a disposição alia uma arquitectura vanguardista ao campo, tão característico do Reino Unido. A disposição dos pavilhões/estádio é relativamente compacta e os espaços vazios são bem complementados por várias áreas de restauração e piquenique.

O Aquatics Centre
O Velódromo
O Park Live (zona central do Parque com ecrãs gigantes)
Em termos de competição, o que dizer? Vimos, num Estádio Olímpico lindíssimo e a fervilhar emoção, a segunda corrida de 100 metros mais rápida de sempre! Usain Bolt a pulverizar o seu próprio recorde olímpico e a mostrar que este é mesmo o seu tempo!

Bolt na sua habitual performance antes de cada prova

Vimos a nossa Vera Barbosa bater o recorde nacional nos 400 metros barreiras e qualificar-se para as meias finais! Tivemos ainda o imenso privilégio de ver a lenda Oscar Pistorius ao vivo! Para quem não sabe, este super-atleta especialista nos 400 metros planos é duplamente amputado e corre com próteses verdadeiramente em pé de igualdade com a elite! Vimos ainda outras finais, como o triplo salto feminino (uma pena não estar lá a nossa Patrícia Mamona), o lançamento do martelo masculino e os 3000 metros obstáculos masculinos (o nosso Alberto Paulo  também falhou a final).

O Estádio Olímpico

No dia seguinte, ainda não refeitos de tanta emoção e tão pouco sono, agarramos novamente na nossa bandeira a caminho de Eton Dorney, à saída de Londres, para apoiar a canoagem Portuguesa! Eton Dorney é um belíssimo complexo de canoagem/remo implantado num típico cenário verdejante do Reino Unido. Incluí ainda um muito bem tratado recinto de corridas de cavalos.

Eton Dorney

Como habitual, a organização foi a eficiência de sempre, e soube muito bem ver os nossos canoístas elevar bem alto o nome de Portugal até às finais, perante mais de 10 mil pessoas no local (e muitos milhões por esse Mundo fora). E hoje ainda mais felizes ficamos por ver que a dupla Pimenta/Silva (K2 1000 metros) conseguiu uma brilhantíssima medalha de prata (mesmo à portinha do ouro)!!

A dupla Pimenta/Silva antes da primeira eliminatória do K2 1000 metros

Não nos podemos esquecer também do nosso K4 500 metros feminino (Portela/Gomes/Vasconcelos/Rodrigues) que ficou num excelente 6º lugar final!

O K4 500 metros português em primeiro plano (primeiro kayak à direita)

E os nossos canoístas não irão ficar por aqui, garantimos nós!

Foi, em suma, uma experiência espectacular e, quem sabe, para repetir um dia!