sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

E March também se prepara para receber o Natal!

Pois é, March também já está preparada para receber o Natal. As ruas enchem-se de cor mas nem por isso de animação! Por aqui as coisas continuam bastante calmas (demais para o meu gosto pessoal!) mas confesso que gosto mais de ver a cidade (sim, porque é cidade!) com mais cor e brilho!

As ruas principais, os edifícios públicos, igrejas e a praça do Town Hall são as "maiores atracções cá do sítio" como podem verificar pelas imagens que se seguem.

Vista de uma das ruas principais de March
O coreto iluminado
Um dos tradicionais pubs em March

Estas imagens vão apenas fazer parte do nosso quotidiano mais um dia pois estamos de partida para matar saudades do nosso Portugal, da família e dos amigos.

Aqui ficam os nossos votos de UM SANTO E FELIZ NATAL PARA TODOS!!

St Peter's Church - March

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

"Nós, sempre teremos Cardiff!"

A referência cinematográfica do título deste post é um pouco exagerada, é certo, mas reflecte o nosso estado de espírito quanto a deixar Cardiff. Para mim, Cardiff foi aquilo a que posso chamar casa durante 14 meses no total. E 14 meses não se esquecem do dia para a noite...

Vivemos momentos muito bons e momentos muito maus, como em qualquer sítio e em qualquer altura da vida. Mas, acima de tudo, levamos a amizade dos que nos receberam por cá! Vivemos muitos momentos memoráveis, dos quais fizemos por retirar o máximo proveito!

Ainda não conhecemos muito da Grã-Bretanhã. O tempo não foi muito e há uma imensidão de sítios para conhecer, mas na maior parte das vezes são tão longe que ficam sempre "para uma próxima". Mas de cada vez que fomos a um sítio diferente, ficamos a gostar ainda mais de Cardiff. E porquê? É uma cidade pequena, é certo, talvez comparável à cidade do Porto ou a Braga. Mas é precisamente essa uma das forças de Cardiff: sendo pequena, tem uma mistura de campo e parques (imensos!), história e cultura, uma vertente urbana e comercial bem pitoresca e ainda uma frente de mar invejável. Só falta mesmo a praia!... (mas arranjam-se algumas perto, o problema é mesmo a meteorologia...)

A noite é uma questão à parte, como vos contámos por várias vezes. Contudo, podemos dizer que nunca nos sentimos inseguros. O que não significa que não haja uma ou outra zona problemática por aqui, mas não é difícil evitá-las!

Esperamos ter-vos aguçado o apetite ao longo de todo este tempo para um dia colocarem Cardiff no vosso roteiro quando visitarem o Reino Unido (e quiserem fugir ao cliché Londres). Vale mesmo a pena!

Até um dia, Cardiff! O Meu Lado Solar segue dentro de momentos, em March!
 

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Os preparativos para o Natal em Cardiff

Um pouco por todo o lado os preparativos para o Natal estão em marcha. Cardiff não é excepção!

Iluminação de Natal em Cardiff
Várias ruas do centro da cidade estão aperaltadas e com vários tipo de animação, organizada ou espontânea.

A "Casa do Pai Natal" na Queen Street
Existem também pequenos mercados de Natal com artesanato de Gales.

Feira de Natal na baía
Junto ao City Hall existe uma pista de gelo, entre outras diversões. Uma pequena feira popular, portanto.

Pista de gelo e outras diversões junto ao City Hall
Ainda que os preparativos de Natal em Cardiff não sejam propriamente espectaculares, não haja dúvidas que o ambiente fica diferente e dá mais vontade de sair à rua. E bem é preciso arranjar vontade, pois os termómetros não ajudam...


sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O elixir da juventude!...

Calma! Não descobrimos nenhuma fórmula mágica que faça o tempo parar ou voltar para trás (estes cabelos brancos...). Simplesmente, descobrimos que afinal até somos bastante novinhos! Tudo graças a este "elixir":

O "vinho de cereja" (cherry wine)
Este "vinho de cereja" (11.5% vol. álcool) é assim uma espécie de ginjinha "dos pobres". Achamos piada no supermercado por acharmos parecido com a "nossa" ginjinha. Decidimos arriscar, mesmo sabendo que a nossa ginjinha é diferente pois é um licor.

Ao chegar à caixa, as nossas compras começaram a ser registadas até que chegou a vez do licor. Notei logo uma cara esquisita da caixa (nativa, cerca de 20 anos). Ela hesitou e perguntou discretamente a outra colega se o que estava a registar era álcool e o que devia fazer. E a outra caixa: "ask for ID" ("pede a identificação"). Bem, nesta hora já estávamos cheios de vontade de rir. A rapariga lá pediu a medo a nossa identificação e realmente não podíamos estar mais felizes em mostrá-la! Não sabíamos que éramos tão novos! ;) No Reino Unido a idade mínima para se comprar álcool é 25 anos (se bem que olhando para as ruas e para os pubs não pareça verdade...). Divertidos, lá mostramos a nossa identificação. "Barely 30!", disse eu. A rapariga lá viu a nossa identificação e nunca mais olhou para nós, num misto de vergonha e falta de "fair play".

Foi um momento bem engraçado, mas infelizmente os anos não pararam aos 25. Ah, e o "vinho de cereja" podia ser bem melhor...
 

domingo, 2 de dezembro de 2012

March acorda "vestida" de branco

Desde o dia 28 de Novembro que March acorda toda vestida de branco. O frio é bastante e as temperaturas desceram para -1/-2ºC durante a noite e entre 1ºC e 3ºC durante o dia. Isto faz com que saia de casa 10 minutos antes para conseguir ver alguma coisa para fora do carro pois o cenário é o seguinte:


Munida de várias garrafas de água tal é a camada de gelo, começo a dedicada operação de "descongelação" do carro.

O caminho do trabalho o cenário não é diferente como podem ver na imagem que se segue.


Tudo coberto de branco, sejam casas, carros, fábricas, auto-caravanas ou campos sem fim à vista (coisa que não falta por estes lados!). 

E quando saio do trabalho, entre as 18h-18h30m, deparo-me com idêntico cenário: frio de cortar a respiração, carro novamente congelado e paisagens onde a cor que reina é o branco! 

O cenário não deixa de ser bonito (apesar de ser bastante perigoso para a condução e de termos de reduzir consideravelmente a velocidade!) e diferente do que estamos habituados em Portugal, pelo menos na zona onde moro que é bem pertinho do mar. 

Valem-nos as casas estarem todas equipadas com aquecimento e serem bem isoladas! Vai um lugarzinho no sofá e um filme? :)