segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O saco do carro

Quem tem filhos pequenos sabe que, quando sai de casa, tem de levar o saco do bebé. Ou quando se vai praticar desporto, leva-se o saco do ginásio. Pois nestes últimos dias sempre que saio tenho de levar o "saco do carro"!


O "saco do carro" é o kit de limpeza de gelo e neve no carro! Contém um líquido "pré-gelo".


Este líquido deve ser colocado nos vidros (e nunca na pintura!) na noite anterior. Este líquido previne a formação de gelo ou, no caso de se formar, não deixa que ele seja tão sólido.
Depois colocamos a cobertura nos vidros dianteiro e traseiro.

Fonte: eBay
Não é uma ajuda por aí fora, mas é melhor que nada!

Ao chegar ao carro no dia e caso haja gelo nos vidros, usamos o líquido "anti-gelo".


Ele ajuda de imediato a amolecer o gelo existente, de forma a ser removido com facilidade. Um balde de água fria um minutinho depois complementa o efeito do "anti-gelo". Tanto este líquido como o "pré-gelo" são, no fundo, soluções salinizadas para ajudar a queimar gelo e diminuir a temperatura de fusão da água.

Caso tudo falhe, usa-se o raspa-gelo!


Como vêm, um lado é mais afiado para raspar o gelo e o outro lado é uma escova que de imediato ajuda a limpar o vidro.

Os panos são a ajuda básica, logo nunca podem faltar!


Nunca tínhamos tido um "saco do carro", mas são experiências destas que tornam mais interessante (apesar de mais trabalhoso...) o dia-a-dia num país bem diferente do nosso!
 

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Como se livrar de companhias indesejadas em Inglaterra!

Hoje, para comparecer a uma reunião de serviço, fui obrigada a acordar às 6h para fazer 3h de viagem (para cada lado!...). Mas isso não foi o pior de tudo!

Após uma viagem de 2h "e picos" de comboio, com as respectivas mudanças de comboio e pausas entre eles, fiz "uma corrida de táxi" que se veio a revelar, no mínimo, caricata. Depois de fazer conversa de circunstância sobre o tempo que se fazia sentir, o taxista (britânico, surpreendentemente, nos seus quarentas) perguntou-me de onde eu era e há quanto tempo estava no Reino Unido. Disse-lhe que era portuguesa e que estava cá há 1 ano. De seguida perguntou-me porque motivo tinha trocado um país como Portugal, com sol, boas praias e comida, pelo Reino Unido. A minha resposta foi algo do género "a vida às vezes tem destas coisas", sem entrar em mais pormenores porque o homem não tinha nada com isso! Entretanto, o taxista começou a dizer que este país era uma treta e que não tinha coisas boas, queixou-se do tempo, da Rainha, enfim, de tudo e mais alguma coisa. Disse-lhe que aqui, tal como em Portugal ou noutro país, há coisas positivas e negativas, mas que isso faz parte da vida. De volta à carga, pergunta-me onde estou a viver e se vou ficar na cidade muito tempo. Por esta altura comecei a ficar "azul". É que ele continuou a escalar a "cusquice"! A dada altura, perguntou se eu conhecia mais alguma coisa aqui no Reino Unido. E, sem querer, resolvi o meu problema! Dei uma resposta vaga, dizendo que já morei no País de Gales antes de vir morar para Inglaterra. Falei da cidade que nos acolheu e foi a nossa casa durante 8 meses e da qual temos muitas saudades: Cardiff, é claro! Disse-lhe que sentia muita falta da simpatia das pessoas, das paisagens e do movimento da cidade em si! Aqui a sua expressão mudou, ficou furibundo e começou a dizer mal do País de Gales e dos galeses. A dizer que não tinha nada que ver e que não gostava! E cortou, não me disse mais nada!

Ora pois bem, quem quiser ver um inglês chateado e acabar com uma conversa inoportuna, nada como dizer que País de Gales é que é! Até porque é bem verdade! Ainda havemos de voltar para lá um dia!

Enquanto isso temos de nos contentar com a vida no countryside, rodeados de gado e campos de perder de vista...
 

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Fake it in private

Traduzido literalmente: "falsifica-o em privado". Sem meias tintas! Mas o que é que se falsifica em privado?


Voltemos a Cardiff e vejamos esta loja, com este sugestivo letreiro. É nem mais nem menos que um solário!

É um solário que vai directo ao assunto! Pois é mesmo isso que eles fazem: pôr as pessoas a "aldrabar" em privado. Pondo de parte a questão ética de "incentivar a mentira", vamos deter-nos na questão da ida aos solários. O que infelizmente também é verdade para a generalidade do povo britânico (e parte do povo português!) é que o seu tipo de pele é o chamado "tipo I". O "tipo I" é definido por uma cor de pele muito clara e pela frequente presença de sardas.  É também característico destas pessoas cabelos ruivos, castanhos ou loiros e olhos claros (azuis, verdes, ...). É uma fisionomia com que contactamos frequentemente. Estas pessoas queimam com frequência e muito raramente bronzeiam, como sabemos. Lamentavelmente muitos por aqui querem ainda assim reverter a Mãe Natureza e ser "morenos" à força. Podemo-vos garantir que aquilo a que chamamos pejorativamente "moreno de sarro" em Portugal é uma brincadeira comparado com algumas coisas que vemos por cá. Falsificação em excesso, bom gosto em defeito...

Genuinamente, pensamos que é uma pena. Os britânicos nascem especialmente bonitos: tipicamente loirinhos, muito branquinhos, e com olhos claros. Mas logo que crescem querem-se definir por um ideal de beleza que não é o da sua cultura, seguramente por bons motivos, não os discutimos. Mas simplesmente... não dá. Entretanto, o negócio vai florescendo e seguramente o trabalho dos dermatologistas também.
 

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

E cai neve e mais neve em March!

Hoje quando acordei era esta a vista que tinha da janela do meu quarto. Que dizem? Bonita, q.b.?


O meu pensamento foi "Neve?? Como vou sair de casa para trabalhar? Como vou conduzir com este tempo?", associada a uma enorme vontade de voltar para a cama. Mas lá comecei a tratar da minha higiene pessoal e a arranjar-me para um dia que estimava difícil e muito, muito frio!!

E este era o aspecto do meu carro quando me aproximei dele.


Pois bem, o desafio começava, para chegar ao trabalho a horas e em segurança... e a nevar intensamente! O espectáculo é, sem sombra dúvida, magnífico e fez as delícias dos meus miúdos (que se divertiram bastante no jardim com a neve!).

E para quem acha que o espectáculo se ficou por aqui engana-se pois nevou intensamente durante todo o dia. À saída do trabalho, já perto das 18h30m, o cenário era ainda mais bonito mas terrificante pois o carro estava coberto de uma camada de 5cm de neve! Não, não estou a exagerar! (para eles até pode ser pouco, mas para mim não!)

E parece que a neve veio para ficar pois amanhã o cenário deve ser semelhante! Venha ela, mas que me deixe sair de casa!
 

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Novo ano, nova etapa!

Agora que Cardiff fica para trás (mas apenas geograficamente!), é altura de "escrever a página" de March a dois.

O contraste é imenso, mesmo considerando que Cardiff não é propriamente uma metrópole. Uma das primeiras coisas que se nota é a diferença nas pessoas. A percentagem de não-britânicos é seguramente menor aqui, por contraste com a média de idades. Cardiff tem quatro universidades, o que se nota bem quando saímos à rua por lá. Por cá, se houvessem seriam universidades seniores...

No geral, as pessoas não parecem tão simpáticas nem especialmente felizes. Ainda estamos a descobrir melhor esta zona do país, mas parece desde já evidente que não é nem das zonas mais industrializadas nem das mais belas. Mas para comprovar isto teremos os próximos tempos! Este é o "pontapé de saída" para mais um ano n'O Meu Lado Solar! Desejamos-vos o mesmo que desejamos para nós: um ano de 2013 cheio de realizações e conquistas!

fonte: http://natthybulgaro.blogspot.com