terça-feira, 8 de dezembro de 2015

O dia das bruxas também aconteceu cá em casa!

O Halloween ou Dia das Bruxas, tal como o conhecemos em Portugal, foi importado do outro lado do Atlântico, dos Estados Unidos da America, onde por vezes parece ser mais festejado que o Natal!

É certo que o Halloween tem raízes remotas em celebrações dos povos celtas, mas o "Carnaval" de hoje em dia é uma criação americana. Os britânicos, bem antes dos portugueses, importaram esta tradição de braços abertos, fazendo cada vez mais crescer o impacto deste evento na Europa. De ano para ano a sua importância parece crescer, caminhando assim a passos cada vez mais largos para ser uma celebração mundial!

Este ano decidimos dar o "benefício da dúvida" ao evento e "estragar" uma preciosa abóbora (elas só aparecem a sério nesta altura do ano, mas não para culinária!...). Quisemos ver como era a experiência e se a nossa opinião sobre o dia das bruxas mudava. Fizemos tudo como manda a tradição: pusemos o "sinal" à porta da casa, uma abóbora enfeitada com uma luz lá dentro. Claro que as nossas "carving skills" (habilidade para recortar a abóbora) são bastante limitadas, mas para primeira tentativa não nos saímos muito mal. Fica aqui a foto da nossa abóbora enfeitada e acesa para darem a vossa opinião.



Claro enfeitarem a vossa abóbora não chega, é preciso ter várias guloseimas, pois é tudo sobre "doçura ou travessura". Guloseimas compradas e abóbora devidamente enfeitada e com luz, temos de estar preparados para uma maratona de idas a porta para receber as crianças que perguntam doce ou travessura (ou simplesmente "Happy Halloween").

Este ano entramos verdadeiramente no espírito do Halloween e abrimos a porta a dezenas de crianças da vizinhança que nos visitaram em pequenos grupo, sempre acompanhadas por adultos, durante quase 3 horas. Mas foi uma surpresa bastante agradável pois todas elas eram bastante educadas e diziam obrigada pelo doce. Além de olharem para mim muito tímidas quando lhes dizia que podiam tirar outro doce se quisessem! E mesmo depois de termos retirado o nosso sinal (abóbora com luz) tivemos crianças que nos continuaram a visitar, pois ficaram rendidos aos nossos brigadeiros de chocolate, assim como muitos dos seus pais! Tal foi o sucesso que já decidimos melhorar as nossas "carving skills" para o próximo ano! Quanto mais não seja pelo espírito de comunidade e partilha que nos caracteriza como portugueses!

Para o ano prometemos mais e melhor dia das bruxas! Ate lá aproveitei a vida e sejam felizes!