sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Cuidado com...a bicicleta!


É verdade. Oxford, para além ser (re)conhecida como uma das melhores Universidades do Mundo é também, certamente, uma das cidades com maior número de bicicletas per capita!

Isto deve-se em grande parte à extrema dificuldade (senão mesmo impossibilidade!) de estacionar o carro de forma gratuita pela cidade. Quando muito existe o sistema "Park+Ride" que permite estacionar o carro à entrada da cidade e em seguida apanhar o autocarro para o centro, tudo com o mesmo bilhete. Por outro lado, a cidade é extremamente plana e dada a juventude da população, torna-se bastante convidativa a utilização da bicicleta. Mais ainda, a estação de comboios está bem no centro, portanto, carro para quê?

Um outro aspecto é a própria natureza da Universidade: o campus é de tal forma extenso (38 "colleges"!) que na prática temos uma Universidade com uma cidade pelo meio. Isto é, os edifícios da Universidade estão dispersos ao longo dos limites do centro da cidade e todos os serviços estão localizados no seu interior.




A arquitectura da Universidade é de todo tradicional e obedece à imagem criada de uma Universidade feita de edifícios imponentes rodeados de extensas manchas verdejantes.

É um ponto de passagem muito interessante para quem venha a Londres e tenha tempo para lá dar um saltinho: são só 100 km, uma hora de comboio! Recomenda-se!



 

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Regressar pelo mar para uma nova etapa!

Depois de um período de descanso no nosso Portugal, o blogue está de volta e de "cara lavada" para uma nova etapa! Não tem sido fácil arranjar tempo para escrever nestas primeiras semanas após o regresso, mas prometemos dar a conhecer mais d'O Meu Lado Solar sempre que pudermos!

Por falar em regresso, este foi diferente. Em vez do ar, viemos por mar!

Visto termos decidido trazer o nosso carro, optamos por fazer um cruzeiro/travessia entre Espanha (Santander) e o Reino Unido (Portsmouth). Santander foi uma grande descoberta para os dois: mistura a típica arquitectura espanhola com uma orla costeira de fazer inveja a muitas grandes cidades! Definitivamente um local muito recomendável para umas férias de Verão. Prometemos voltar!

A segunda praia d'El Sardinero (Santander)
Museu marítimo da península de la Magdalena (Santander)
A catedral de Santander
Não sabíamos exactamente o que esperar do navio que nos havia de levar mas rapidamente nos apercebemos que ia ser algo muito diferente do que estávamos habituados: o Pont Aven tem 190 metros de comprimento, com 9 pisos e lotação para 2400 pessoas e 600 carros!

O Pont Aven da Brittany Ferries
O cruzeiro tinha todas as comodidades, bem como um extenso programa de entretenimento para as 24 horas da travessia. Sem dúvida, uma forma muito cómoda e charmosa de cruzar o Atlântico! Para mais informações, caso queiram/precisem de fazer esta travessia, aqui fica o site da empresa.

A piscina do Pont Aven
Mas nem tudo foram rosas... o golfo da Biscaia é bem tramado de se cruzar! É, digamos, "enjoativo"... mas logo que entramos no canal britânico a viagem tornou-se bem mais agradável e foi possível desfrutar mais plenamente. Ainda assim, estas não são, definitivamente, as águas mais apropriadas para um cruzeiro turístico, dizemos nós! Mas esse também não era propriamente o propósito da viagem, pois 90% dos passageiros eram britânicos em retorno de férias da "Europa" (como eles dizem...é o equivalente aos madeirenses chamarem "continente" a Portugal) e tudo o que eles queriam era efectuar a travessia e rapidamente (tal como nós!).

A chegada a Portsmouth foi muito suave e muito mais pacífica do que esperávamos! Fiquem a saber que é muito mais fácil entrar no Reino Unido pelo mar do que pelo ar (pela nossa experiência, claro)! Ao passar na alfândega foi só mostrar os passaportes e "off you go"! Sem perguntas nem objecções, o que estranhámos especialmente tendo em conta que trazíamos o carro bem "fornecido". Sorte de principiante, talvez...

O porto de Portsmouth, à chegada
De Portsmouth seguimos directamente para Oxford, mas isso é outra história...estejam atentos!

Felizmente o tempo à chegada a Inglaterra não estava a depressão habitual e permitiu uma transição mais suave do tempo magnífico que tivemos em Portugal durante 3 semanas! Não durou muito...mas pelo menos ainda chegamos a tempo de aproveitar!
 

terça-feira, 18 de setembro de 2012

De volta!!

O Meu Lado Solar está de volta, depois de uma pausa regeneradora e cheio de força para continuar a caminhada por terras britânicas!

Novas etapas desta caminhada em breve!