quarta-feira, 9 de junho de 2010

As casas

Ora bem, já vos falei das pessoas e das pessoas nas casas...para fechar o ciclo de combinações possíveis, falta então falar das casas propriamente ditas!

Pois bem, as casas são mais uma das deliciosas particularidades do Reino Unido. Contrariamente ao que é hábito em Portugal, o grosso das pessoas não vive em apartamentos mas sim em moradias (vivendas) unifamiliares. Mas não se excitem muito! Rapidamente vão ver quais dos cenários preferem (presumo)!


















Uma rua típica de Cardiff - a minha do ano passado

Aqui as moradias são todas iguais por ruas (e, porque não, por bairros). Como podem ver na foto acima, que se refere à minha rua do ano passado, difícil é escolher a casa de que se gosta mais. ;) E se a rua for pouco iluminada à noite, não é difícil enganarmo-nos, como podem imaginar!

 

















Outra rua típica de Cardiff;)

Chega mesmo a ser confrangedor verificar rua após rua aquilo a que chamo de arquitectura "copy-paste". Arquitectos/futuros arquitectos, atenção: esqueçam o Reino Unido! A não ser que seja para fazer edifícios públicos / monumentos / ... mas casas não!





















 





Uma banal casa (que, por acaso, foi a minha do ano passado!)

Por dentro, guess what? É a mesma coisa: a estrutura, a localização das divisões, bem como a sua área são decalcadas a papel químico de uma casa para a outra. Ah, e aqui a alcatifa é rainha! E não só nas casas, também nos edifícios públicos! Graças a Deus as minhas alergias já não são o que eram! ;)
















































Descubra as diferenças! (casa de 2009 em cima vs casa de 2010 em baixo)

Mas não sejamos de todo injustos: há zonas nas cidades do Reino Unido onde esta lógica não é totalmente válida. Isto é, onde existe construção mais "personalizada" e também alguns apartamentos. Mas tudo construção que não é para os bolsos de um normal cidadão britânico! O que dá que pensar: os ricos em apartamentos (de luxo) e os menos ricos em moradias unifamiliares... um pouco diferente de Portugal, não?