Neste tempo mais prolongado que por cá andamos temos experimentado esta faceta mais do que esperaríamos, especialmente em locais públicos (tais como museus).
Ora aqui a pontualidade é levada ao extremo da "hora - 15". Passamos a explicar: supondo que a hora de fecho são as 5 horas, os funcionários asseguram-se 15 minutos antes (às 4.45) que já despacharam toda a gente para eles próprios poderem sair às 5 horas. Perceberam a lógica?
Ou seja, os horários aqui são para conveniência dos funcionários e não dos clientes. Se decidirem ir comprar qualquer coisa ao supermercado e chegarem 10 minutos antes dele fechar, o mais certo é ele já estar fechado!
É compreensível que os funcionários queiram sair do trabalho a horas (mais ainda se não lhes pagam horas extra). E que para isso impeçam os clientes de entrar a partir de certa hora. O que não é normal é que quase "escorracem" os clientes/visitantes que já lá estão antes do estabelecido no horário! Provavelmente o que eles pensam é "estes gajos tiveram o dia todo, porque raio é que ainda estão aqui?". E se calhar estão certos, mas a nossa costela lusa não está habituada a que praticamente tudo feche entre as 5 e as 6 da tarde (muito menos aos fins-de-semana!!), e por isso custa mais. Mas pronto, como se costuma dizer, em Roma sê romano!...
0 comentários:
Enviar um comentário