quinta-feira, 31 de maio de 2012

Saudades...

A palavra saudade vem do latim "solitas, solitatis" (solidão) e só é conhecida em português e galego. É difícil defini-la, pois resulta da mistura de vários sentimentos (falta, distância, amor, etc.).

Para quem está longe daqueles que deixou para atrás com o intuito de lutar por uma vida melhor e pelos seus sonhos e objectivos, ela adquire um significado ainda maior.


Nos últimos tempos, tenho sido "invadida" por este sentimento várias vezes e em diferentes momentos do dia. Mas há que nunca esquecer a verdadeira razão por que estamos cá e continuar a lutar e a trilhar o nosso caminho. E, claro, todos vocês que estão aí a torcer (e a sofrer) por nós! Apesar não estarem fisicamente connosco, vocês estão sempre no nosso pensamento e coração! E, daqui a pouco mais de um mês, vamos ter visitas (yupi!!!). :)

Claro que Sol e o bom tempo ajudam a minimizar as Saudades e a fazer-nos sentir mais perto de casa! Ah, e o facto de já termos comprado a viagem de regresso!

domingo, 27 de maio de 2012

A chama Olímpica em Cardiff!

Foi no dia mais quente do ano 2012 (por estes lados) que a chama olímpica chegou a Cardiff.

A chama olímpica no Castelo de Cardiff (retirado de http://www.demotix.com)
Proveniente de uma localização no sudoeste de Inglaterra, a chama entrou no País de Gales através de um número de cidades menores até passar por Newport (3ª cidade do País de Gales) e chegar à capital Cardiff.

Foi um momento marcante para todos os que assistiram, pois é uma experiência que dificilmente voltarão a sentir! Nós incluídos, claro, que temos o privilégio de estar em ano Olímpico no país-sede (mais pormenores sobre isto em breve!!).

Ficam as fotos e o vídeo do momento em que a chama passa junto a nossa casa. Deu para perceber a  imensidão da máquina que está por detrás dos Jogos Olímpicos, impecavelmente operada!



Cada carregador de tocha, fardado a rigor pela organização, leva a chama ao longo de aproximadamente 300 metros até a comunicar ao carregador seguinte, transmitindo assim o significado daquilo que nunca se deve apagar: a paz, a unidade e a amizade. Cada um dos 8000 carregadores foi seleccionado pelo impacto do seu contributo para uma sociedade melhor. Cada carregador pode ficar com a sua própria tocha olímpica como recordação, desde que pague cerca de 250 euros. Alguns carregadores têm leiloado as tochas, com o intuito de fazer reverter os lucros para alguma causa (ou para lucro próprio, imaginamos, o que desonraria o significado da iniciativa).

A chama continua agora pelo resto do Reino Unido até chegar ao seu destino, o Estádio Olímpico, no decorrer da cerimónia de abertura dos Jogos, a 27 de Julho. A chama será apagada no dia da cerimónia de encerramento, a 12 de Agosto, sendo posteriormente reactivada para os Jogos Paralímpicos.
 

sexta-feira, 18 de maio de 2012

E os Olímpicos aqui tão perto...

É verdade, os Jogos Olímpicos de 2012 são em Londres mas esta foto é em Cardiff, junto ao City Hall (Paços do Concelho).

O símbolo Olímpico em Cardiff
O símbolo dos Olímpicos foi "plantado" no mês passado, indicando que Cardiff é uma das cidades que recebe eventos. Já no próximo dia 25 de Maio vamos ter a tocha Olímpica a percorrer as ruas de Cardiff. Esperamos poder testemunhar o momento e depois mostrar-vos aqui as fotos!

Ainda antes dos Olímpicos (e Paralímpicos), várias selecções vão preparar-se por cá nos vários recintos. Por exemplo, a equipa Olímpica de atletismo da Nova Zelândia estará por cá em estágio antes das provas.

Em termos oficiais, o Millennium Stadium vai receber nove partidas dos torneios olímpicos de futebol masculino e feminino. A primeira dessas partidas é mesmo o primeiro evento dos Jogos! É no dia 25 de Julho, dois dias antes da cerimónia de abertura, um Grâ-Bretanha - Nova Zelândia (torneio feminino). Como atracção, a selecção masculina do Brasil irá jogar por aqui também, no dia 26.

Os bilhetes estão à venda (não compramos nem tencionámos), mas diz-se por aqui que a procura está muito aquém do esperado! Consta que só se venderam ainda 11000 dos 75000 bilhetes disponíveis para o Grâ-Bretanha - Nova Zelândia e os outros jogos estão ainda piores! Os bilhetes têm um preço que não é proibitivo (20 libras e dá para ver os dois jogos do dia), mas pensamos que esta fraca procura deve ter a ver, por um lado, com o facto das equipas Olimpicas de futebol não terem exactamente os melhores jogadores (são selecções sub-23 e podem ter até 3 jogadores acima de 23 anos), mas também com a pouca excitação que suscita "mais um" torneio de futebol. Na verdade, por estes lados (e por esses!!) vê-se futebol o ano inteiro, este é apenas mais um torneio. Há motivos de interesse de sobra nuns Jogos Olímpicos (que apenas decorrem de quatro em quatro anos) para que as pessoas se detenham apenas no futebol. Desses motivos de interesse, destacamos o atletismo e a a natação, que são os nossos desportos preferidos nos Jogos. Mas esses são em Londres... se pudermos iremos fazer uma visitinha a Londres para sentir mais de perto e fazer parte de uma tão grande organização!
 

terça-feira, 15 de maio de 2012

A Catedral de Llandaff

A Catedral de Llandaff é a sede do Bispo de Llandaff, chefe da Igreja Anglicana no País de Gales (e da Diocese de Llandaff). Está situada numa zona alta da cidade de Cardiff, rodeada de um extenso manto de vegetação. E nós fomos visitá-la!

A Catedral de Llandaff (fonte: Wikipedia)
A construção do edifício foi iniciada em 1120, sobre o local onde já existia uma igreja. Foi dedicada a São Pedro e São Paulo e ainda a três santos galeses: Dubricius, Teilo e Oudoceus. A catedral foi finalizada cerca de 60 anos mais tarde. O primeiro restauro foi realizado um século depois.

Romeiros visitaram o túmulo de São Teilo até que o rei Henrique VIII proibiu a devoção. Sem os donativos dos peregrinos, a manutenção da Catedral tornou-se quase impossível e durante 200 anos foi deixada ao abandono. Em 1734 iniciou-se o seu restauro mas todos os trabalhos que foram feitos no interior da Catedral foram perdidos durante a Segunda Guerra Mundial.

O posterior restauro (que perdura até hoje) procurou combinar elementos novos com o que restava da antiga estrutura. Mas, sem dúvida, a obra mais impressionante é a imagem do Cristo Majestoso, no centro da catedral, da autoria de Sir Jacob Epstein. Pelo menos, foi o que mais nos tocou! Para além da imagem de Cristo, existem em todo o redor imagens mais pequenas de santos.

 
                        Vista da Catedral de Llandaff a partir da entrada principal

De momento, a catedral está a enveredar esforços para restaurar um dos órgãos de tubos que, já algo danificado, sofreu "o golpe de misericórdia" (uma trovoada) em 2007. 

Existe todos os anos o festival de Llandaff, que tem um extenso programa (sacro e profano) ao longo de uma semana no mês de Junho. Este festival é efectuado em parceria com o Colégio Real de Música e Dramaturgia do País de Gales (Royal Welsh College of Music & Drama), que também está situado em Cardiff. Vejam o programa deste ano aqui. A esmagadora maioria dos eventos é de entrada livre. As receitas dos espectáculos pagos tem como destino o restauro do órgão de tubos. Esperamos poder dar lá um saltinho!


segunda-feira, 14 de maio de 2012

Aqui fica mais uma sobremesa caseira!


Pois é, se queremos um docinho temos que ser nós a fazê-lo porque o melhor que se arranja por estas bandas são cheesecakes, cupcakes e afins. Mas, nada que se compare à nossa tão vasta doçaria!! Que saudades que eu tenho de ir a uma pastelaria comer um mil-folhas, um éclair, um jesuíta ou até um vulgar pastel de nata...

Mas até lá ficamo-nos com este bolo de ananás. Que vos parece este, hum? Gostam? Vai uma fatia?

terça-feira, 8 de maio de 2012

O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido

Antes de virmos para o Reino Unido informamo-nos sobre o funcionamento do Serviço Nacional de Saúde Britânico (NHS, o equivalente ao SNS portugûes). Assim, o primeiro passo é o registo no centro de saúde da nossa área de residência.

Quando cá chegamos, procuramos saber qual era o centro de saúde da nossa área de residência. Não descobrimos um, mas sim três num raio de 500m (isto porque cada bairro tem o seu centro de saúde, o que não parece muito viável dado os custos que acarreta!)!! Importa dizer que estes centros de saúde não pertencem todos ao Estado, mas são antes privados que fornecem serviços ao abrigo do sistema público (são pagos pela "caixa", para se perceber melhor).

Optámos que nos inscrever naquele que fica mais perto de nossa casa, mas não o conseguimos fazer na primeira vez que lá fomos, porque existem dias específicos para quem quer inscrever-se.

Portanto, tivemos de lá voltar e nessa vez preenchemos um questionário com os nossos dados pessoais e alguma informação médica. Foi-nos dito que receberíamos em casa o cartão do NHS mas que se precisássemos de vir ao médico por algum motivo, podíamos vir de manhã bem cedo e esperar para sermos atendidos (o equivalente às chamadas "vagas" em Portugal). Mais, disseram-nos que a emissão dos cartões estava com algum atraso e que podia demorar cerca de 2 ou 3 semanas.

Atraso?! Não notamos mesmo nada porque os cartões demoraram cerca de uma semana ou talvez um pouco mais! Se a atribuição de médico de família em Portugal fosse tão rápida...(estive quase 5 anos sem médico de família e vivia na zona do Grande Porto... enfim, adiante).

Em meados de Abril tive necessidade de marcar uma consulta e dirigi-me ao centro de saúde. Pediram-me muitas desculpas mas que só tinham marcação para daí a 2 semanas. (2 semanas e pedem desculpa? Em Portugal, se quisermos marcar uma consulta, marcam-nos para daqui a 6 meses e com muita sorte!). Tudo bem, respondi, pois não tinha qualquer urgência.

Na semana passada fui à consulta. Cheguei antes da hora marcada e só tinha uma pessoa à minha frente para ser atendida pela mesma médica. Quinze minutos depois de ter chegado ao centro de saúde, a médica chamou-me para a consulta. Demorei outros quinze minutos na consulta.

Às 16h estava a sair do centro de saúde e com análises marcadas para o dia útil seguinte, se quisesse, mas como tinha um compromisso tive de adiar, mas ainda assim para 3 dias depois.

Até agora não temos que reclamar do NHS; muito pelo contrário, têm sido rápidos e eficientes!

Mas, infelizmente, nem tudo funciona assim neste país, tal como em Portugal, onde temos organismos e instituições que funcionam bastante bem e outras das quais é melhor fugir.

Não há bela sem senão, não é verdade? :)
 

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Aqui fica a nossa versão do sticky toffee pudding!

 

                   O que acham? Tentados a experimentar?


quarta-feira, 2 de maio de 2012

Um espetáculo de côr a não perder!

Nos dias 20 a 22 de Abril decorreu mais uma exposição/feira anual da RHS (Royal Horticultural Society - Sociedade Real de Horticultura) em Cardiff. A feira de Cardiff é a primeira do ano da RHS e, tal como nos anos anteriores, decorreu no extenso e verdejante Bute Park. E nós estivemos presentes!

Esta feira tem como objectivo mostrar e promover o que de melhor se faz na Grã-Bretanha em horticultura, com especial ênfase na floricultura. Naturalmente que também existe a vertente "Agrival" na feira, mas não vamos entrar em grandes detalhes sobre isso. Ao invés, vamos dar-vos um cheirinho do que para nós foi o mais interessante: a arte de criar e cultivar maravilhosas plantas.

É verdade que o tempo podia ter ajudado mais a embelezar o ambiente, mas ainda assim o Sol chegou a empreitar de vez em quando (embora muito a medo!). Para fazer face a estas condições climatéricas, foram montadas duas grandes tendas onde se podiam apreciar os mais variados tipos e arranjos de flores: desde fetos a cactos, narcisos, margaridas, orquídeas, tulipas, rosas, enfim... a lista é interminável!

Além destes expositores, a feira contou ainda com material de jardim, ferramentas de jardinagem diversa, decoração para jardins e protótipos de alguns jardins para ficarmos com um cheirinho daquilo que se pode fazer.

Claro que a isto, não faltaram alguns comes e bebes!

Também havia lugar à venda de plantas e, como é óbvio, não resistimos e lá trouxemos para casa dois novos "inquilinos", que passamos a mostrar nas imagens que se seguem.

Aeonium arboreum 'Schwarzkopf'

Cacto-da-Primavera (Rhipsalidopsis)

No final do último dia, os vários expositores puseram à venda as flores e os arranjos que tinham estado expostos durante os 3 dias da feira, a preço de saldo! Nós aproveitamos a chance para trazer para casa 25 tulipas por 6€ (e ainda duram cá em casa!). Não acreditam? Passo a mostrá-las para verem que não mentimos!


Convencidos a visitar a feira? :)

Caso ainda não estejam, deixamos aqui algumas fotos para ficarem com vontade de cá vir no próximo ano, quem sabe...