terça-feira, 8 de maio de 2012

O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido

Antes de virmos para o Reino Unido informamo-nos sobre o funcionamento do Serviço Nacional de Saúde Britânico (NHS, o equivalente ao SNS portugûes). Assim, o primeiro passo é o registo no centro de saúde da nossa área de residência.

Quando cá chegamos, procuramos saber qual era o centro de saúde da nossa área de residência. Não descobrimos um, mas sim três num raio de 500m (isto porque cada bairro tem o seu centro de saúde, o que não parece muito viável dado os custos que acarreta!)!! Importa dizer que estes centros de saúde não pertencem todos ao Estado, mas são antes privados que fornecem serviços ao abrigo do sistema público (são pagos pela "caixa", para se perceber melhor).

Optámos que nos inscrever naquele que fica mais perto de nossa casa, mas não o conseguimos fazer na primeira vez que lá fomos, porque existem dias específicos para quem quer inscrever-se.

Portanto, tivemos de lá voltar e nessa vez preenchemos um questionário com os nossos dados pessoais e alguma informação médica. Foi-nos dito que receberíamos em casa o cartão do NHS mas que se precisássemos de vir ao médico por algum motivo, podíamos vir de manhã bem cedo e esperar para sermos atendidos (o equivalente às chamadas "vagas" em Portugal). Mais, disseram-nos que a emissão dos cartões estava com algum atraso e que podia demorar cerca de 2 ou 3 semanas.

Atraso?! Não notamos mesmo nada porque os cartões demoraram cerca de uma semana ou talvez um pouco mais! Se a atribuição de médico de família em Portugal fosse tão rápida...(estive quase 5 anos sem médico de família e vivia na zona do Grande Porto... enfim, adiante).

Em meados de Abril tive necessidade de marcar uma consulta e dirigi-me ao centro de saúde. Pediram-me muitas desculpas mas que só tinham marcação para daí a 2 semanas. (2 semanas e pedem desculpa? Em Portugal, se quisermos marcar uma consulta, marcam-nos para daqui a 6 meses e com muita sorte!). Tudo bem, respondi, pois não tinha qualquer urgência.

Na semana passada fui à consulta. Cheguei antes da hora marcada e só tinha uma pessoa à minha frente para ser atendida pela mesma médica. Quinze minutos depois de ter chegado ao centro de saúde, a médica chamou-me para a consulta. Demorei outros quinze minutos na consulta.

Às 16h estava a sair do centro de saúde e com análises marcadas para o dia útil seguinte, se quisesse, mas como tinha um compromisso tive de adiar, mas ainda assim para 3 dias depois.

Até agora não temos que reclamar do NHS; muito pelo contrário, têm sido rápidos e eficientes!

Mas, infelizmente, nem tudo funciona assim neste país, tal como em Portugal, onde temos organismos e instituições que funcionam bastante bem e outras das quais é melhor fugir.

Não há bela sem senão, não é verdade? :)
 

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