O acto de enviar postais parece ter entrado em declínio acelerado aquando do aumento de popularidade das mensagens de telemóvel, dos e-mails e, agora, das redes sociais. Falo por mim, muito poucos são agora os postais que escrevo por ano! E seguramente falo por muitos, pois em Portugal tenho ideia de ver decrescer a oferta de postais nas papelarias (estas também em vias de extinção!) e nas grandes superfícies ao longo dos últimos dez anos, pelo menos.
Pois no Reino Unido salta à vista uma realidade diferente. O postal ainda é muito forte por cá! Em qualquer zona comercial deste país se encontram lojas de postais, a maior parte delas franchises de grandes companhias. Lojas enormes, com milhares e milhares de postais para escolher. É uma perdição para quem gosta!
E há postais de tudo: para os pais, irmãos, primos, cunhados, sogros e demais família; mas também para os namorados (incluindo casais gay!), amigos, colegas de trabalho que se vão reformar, etc. E para todas as ocasiões: para além das mais vulgares, também há postais para despedidas de solteiro (que aqui são um espectáculo à parte), desejos de melhoras, boas-vindas/retorno a casa, pedidos de desculpa, e muito mais.
Os tempos não estão fáceis para ninguém e a Clinton Cards, que era uma das maiores no ramo, entrou em reestruturação há uns meses e veremos se se aguenta. O mercado já não dá para todos... a Card Factory, que é a nossa preferida, é agora um dos líderes no negócio dos postais aqui no Reino Unido. Lojas com uma inacreditável quantidade de postais e outras lembranças a preços super baixos (comparados com Portugal).
Uma loja da Card Factory (fonte: http://www.visitblackburn.co.uk) |
Isto para já não falar dos super e hipermercados, que têm sempre uma secção mais ou menos recheada de postais.
Em suma, em 2013 muitas pessoas no Reino Unido continuam a ver no postal a melhor forma de assinalar os pequenos e grandes momentos da sua vida. E ainda bem! Esperemos que por muito tempo!
Desde há umas semanas que se vive a febre do Dia dos Namorados. Vai ser o primeiro postal do ano! E para vocês?
0 comentários:
Enviar um comentário