Esta plataforma pretende agregar dados sobre o nosso histórico médico, de forma a ser mais fácil o seu cruzamento entre instituições de saúde. Também permite coisas úteis, como a marcação de consultas no nosso centro de saúde, pedidos de repetição de medicação crónica e a definição de contactos de emergência.
Pois bem, já não foi a primeira vez que fomos confrontados com este tipo de plataforma. A uma escala local, o nosso centro de saúde (GP surgery) já implementou este sistema! Aquando do nosso registo, foi-nos dado um par "número de utilizador+senha" que nos permite aceder ao portal do centro de saúde. Lá podemos interagir com o centro de saúde de várias formas: para marcar consultas, renovar medicação já prescrita e alterar dados pessoais. Isto ajuda bastante, pois todos sabemos o quão difícil é conseguir arranjar tempo para fazer isto pessoalmente. Mais ainda com os horários e pontualidade britânicas! De uma forma mais convencional, os centros de saúde do Reino Unido vão mandando pelo correio "convocatórias" para testes como Papanicolau (cervical smear test, como eles chamam cá), mas não deve demorar muito a ser através do portal ou por e-mail.
Cá ou lá, o "online" é o passo certo na relação entre o utente e os serviços de saúde. Ainda que exista sempre aquele "friozinho" da partilha de dados confidenciais (e do seu acesso indevido e/ou para práticas comerciais duvidosas), isto permite um "win-win": alivia filas e permite melhor gestão aos centros; reduz desperdícios de tempo aos utentes. Esperemos que a nossa opinião não mude!...
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