terça-feira, 15 de maio de 2012

A Catedral de Llandaff

A Catedral de Llandaff é a sede do Bispo de Llandaff, chefe da Igreja Anglicana no País de Gales (e da Diocese de Llandaff). Está situada numa zona alta da cidade de Cardiff, rodeada de um extenso manto de vegetação. E nós fomos visitá-la!

A Catedral de Llandaff (fonte: Wikipedia)
A construção do edifício foi iniciada em 1120, sobre o local onde já existia uma igreja. Foi dedicada a São Pedro e São Paulo e ainda a três santos galeses: Dubricius, Teilo e Oudoceus. A catedral foi finalizada cerca de 60 anos mais tarde. O primeiro restauro foi realizado um século depois.

Romeiros visitaram o túmulo de São Teilo até que o rei Henrique VIII proibiu a devoção. Sem os donativos dos peregrinos, a manutenção da Catedral tornou-se quase impossível e durante 200 anos foi deixada ao abandono. Em 1734 iniciou-se o seu restauro mas todos os trabalhos que foram feitos no interior da Catedral foram perdidos durante a Segunda Guerra Mundial.

O posterior restauro (que perdura até hoje) procurou combinar elementos novos com o que restava da antiga estrutura. Mas, sem dúvida, a obra mais impressionante é a imagem do Cristo Majestoso, no centro da catedral, da autoria de Sir Jacob Epstein. Pelo menos, foi o que mais nos tocou! Para além da imagem de Cristo, existem em todo o redor imagens mais pequenas de santos.

 
                        Vista da Catedral de Llandaff a partir da entrada principal

De momento, a catedral está a enveredar esforços para restaurar um dos órgãos de tubos que, já algo danificado, sofreu "o golpe de misericórdia" (uma trovoada) em 2007. 

Existe todos os anos o festival de Llandaff, que tem um extenso programa (sacro e profano) ao longo de uma semana no mês de Junho. Este festival é efectuado em parceria com o Colégio Real de Música e Dramaturgia do País de Gales (Royal Welsh College of Music & Drama), que também está situado em Cardiff. Vejam o programa deste ano aqui. A esmagadora maioria dos eventos é de entrada livre. As receitas dos espectáculos pagos tem como destino o restauro do órgão de tubos. Esperamos poder dar lá um saltinho!


0 comentários: