domingo, 12 de agosto de 2012

Pequenos paraísos, uma grande descoberta!

Serão as Caraíbas? Hawaii? Sri Lanka? Não, é mesmo o Sul de Gales!!

Barafundle Bay
É no Sul de Gales, bem pertinho de nós, que se encontram as melhores praias de todo o Reino Unido. E que praias! São essencialmente praias selvagens, praticamente inacessíveis, encravadas em falésias, criando um inesperado e deslumbrante contraste entre Campo e Mar. São estes os encantos de Gales a que nos referimos aqui e que tivemos o privilégio de descobrir há poucas semanas.


Ver mapa maior

Estas praias estão situadas desde a costa de Swansea até Fishguard, Pembrokeshire, que podem encontrar no mapa acima.

Three Cliffs Bay

Uma das nossas preferidas fica junto a Swansea e chama-se Rhossili Bay.


Rhossili Bay

É ou não é linda? É um extenso areal, bastante fino, rodeado de falésias e que se prolonga por outra praia, Llangennith, que é um "santuário" local de surf.

Infelizmente o tempo por cá é o que é e não deu propriamente para "fazer praia". É esta imprevisibilidade do tempo um dos grandes motivos de termos tantos britânicos a fazer férias no Sul da Europa. Não os censuramos...

É uma verdadeira aventura partir à descoberta destes pequenos paraísos, por planícies e planaltos salpicados por gado, sobes-e-desces constantes, ruas sinuosamente estreitas e, claro, conduzindo à esquerda. Mas, no fim, tudo vale a pena!

Freshwater West
Broad Haven
Praia de Tenby
Marina de Tenby, com a praia ao fundo

Tivemos também a oportunidade de conhecer um parque natural bem no centro do País de Gales, Brecon Beacons (a mancha verde a norte de Cardiff no mapa acima).


Cascata de Sgwd Clun Gwyn

Brecon Beacons é um dos postais de visita do Reino Unido, pelas suas vastas paisagens e vales verdejantes, bem a lembrar o nosso Gerês, por exemplo. E talvez por isso não nos tenha encantado tanto, pois achamos que temos pelo menos tão bom como isto no nosso Portugal!
 

0 comentários: