terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

"Faz tu mesmo" - parte 2 - dia de ser "sapateiro"

Ora chegou bem depressa o dia de estrear o meu kit de sapateiro! Tínhamos aqui um par de botas cujas capas dos tacões estavam a dar as últimas. Logo, toca a comprar um par de capas novas!

Capas de bota de senhora
Aqui vai o meu "tutorial" de sapateiro "faz-tu-mesmo", baseado no vídeo deste senhor. O primeiro passo para substituir as capas é, naturalmente, retirar as anteriores.

Primeiro passo - retirar as capas antigas (usei um alicate de corte)
Em seguida, há-que lixar o tacão, a fim de retirar os vestígios de cola do tacão anterior. Lixei também os novos tacões para aumentar o atrito dos mesmos (para melhorar a colagem).

Lixar os tacões (usei uma lixa de média rugosidade - P100)
Aplica-se um pouco de cola de sapateiro nas solas e espalha-se usando uma esponja velha. Não é necessário muita cola!

Aplicar e espalhar cola

Esperamos entre 15 a 20 minutos. É o momento de juntar o tacão à nova capa. Como sabem, a cola de sapateiro é uma cola de contacto e por isso temos de pressionar firmemente ao fazer a junção das duas peças.

Unir o tacão com a nova capa
Deixamos as capas repousar cerca de 12 horas. Eu deixei da noite para o dia. Sim, 12 horas parece excessivo, mas segui as instruções como quem vende o peixe pelo mesmo preço que o compra...

Deixar assentar a colagem

O pormenor dos elásticos tem a ver com a ajuda que podem dar a firmar o contacto entre os tacões e as nova capas.

É agora altura dos acabamentos. Precisamos em primeiro lugar de cortar o "excesso" das capas. A faca a usar é importante. Uma faca com ponta em gancho (em J invertido) é o ideal, pois ajuda a fazer o seguimento do contorno do tacão.

Cortar o "excesso" das capas

Por fim, é altura de colocar quatro pregos de 20 mm em cada tacão, como medida de segurança.

Colocar quatro pregos em cada tacão

E voilá!

Missão cumprida!

Devo confessar que os acabamentos não ficaram uma perfeição, mas penso que está bastante razoável para uma primeira vez!

Aqui está um exemplo de uma coisa que se pode fazer em casa sem especiais conhecimentos e gastando quase dinheiro nenhum e que lá fora seria, como eles chamam aqui, um "rip off".