terça-feira, 5 de março de 2013

"Santa" Sexta-feira

Todos temos os nossos rituais. Mais que a maioria dos povos, os britânicos são certamente feitos de rituais. Um deles é o jantar fora à Sexta-feira. É literalmente a "loucura-loucura" em tudo o que é restaurante!

A "alergia" britânica a "perder tempo" com cozinhar é bem conhecida. Não é preciso haver um dia específico para o take-away, qualquer dia é bom...excepto Sexta-feira. O porquê? Não sabemos exactamente, mas é uma constatação que temos vindo a fazer. Seguramente não haverá relação com a tradição judaica, pois não nos parece haver expressão relevante. Dado o Sábado ser dia de observância especial para os judeus, o jantar de Sexta-feira é mais festivo.

Seguramente terá a ver com a alegria de se chegar ao fim de uma longa e dura semana de trabalho e não se "estar com cabeça" para sequer pensar em cozinhar.  Nós por cá, em March, temos uma escassa escolha para comer fora. Para além dos inevitáveis take-aways, não sobram muitos restaurantes. Temos os pubs, indianos, chineses e um italiano. O italiano é potencialmente interessante, mas o aspecto não é muito convidativo. Mas, quem sabe se não será uma surpresa? Mas, se querem mesmo saber, o que nós gostamos mesmo é do restaurante de cá de casa. Não é que sejamos um portento culinário (muito longe disso), mas se queremos comida que se pareça com aquilo que sempre gostamos e aprendemos a amar no nosso Portugal... é como nas botas e nos relógios: faz tu mesmo!!...

Para o fim, deixamos uma foto que diz tudo. Mais que um slogan de um portal de take-aways, um modo de vida!

Fonte: just-eat.co.uk

0 comentários: