quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Esperança para a cozinha britânica!

Depois de vários posts a "malhar" na cozinha britânica, chegou o dia de fazer justiça a um belo restaurante britânico que fomos em March (é verdade!).

O seu nome é Plate & Porter e foge completamente à norma dos restaurantes britânicos que todos já conhecemos um pouco.

O Plate &Porter, junto à estação de comboios de March (fonte: plateandporter.co.uk)

Logo ao entrar, sentimos um ambiente muito sereno, uma recepção personalizada do pessoal (todo britânico) e, acima de tudo, um cheirinho a "comida boa" que só nos habituamos a encontrar por estes lados em restaurantes mediterrânicos (italianos, espanhóis, turcos e, claro, portugueses). Aliás, este é um dos pontos mais notáveis: quem já esteve no Reino Unido sabe bem a que cheiram os típicos restaurantes britânicos (e, porque não dizer, as ruas dos restaurantes). Cheiros como a óleo de fritar, caril ou a molhos de qualidade duvidosa como o tão famoso "brown sauce" não entram no Plate & Porter.

A carta do Plate & Porter denota um conhecimento aprofundado da cozinha continental europeia. As entradas eram sofisticadas q.b.e já davam uma indicação do que estava para vir.

Foi surpreendente a execução tão bem conseguida de pratos de marisco, que pensávamos que os britânicos desconheciam. Pois, afinal estávamos enganados.

Um dos baluartes da cozinha britânica é o roasted lamb (cordeiro assado) e este não desiludiu, de maneira nenhuma. Ponto de execução da carne absolutamente brilhante, bem como o molho (de Vinho do Porto!). De repente, pareceu que tínhamos aterrado noutro país. Estaríamos mesmo no Reino Unido?

Em primeiro plano, o cordeiro assado. Ao fundo, uma sapateira (muito bem!) recheada com vários tipos de peixe e marisco
A carta das sobremesas trouxe a surpresa do leite creme (crème brûlée). Leite creme num restaurante britânico??, pensamos nós. E era mesmo verdade. Foi o prato menos conseguido, mas não comprometeu de todo.

Duas versões de leite creme: com uma delícia e gelado de chocolate; com banana flamejada e gelado de banana
Todo o serviço foi extremamente cuidadoso e profissional e, no fim, ficou a sensação de que se passou um grande momento. Talvez o factor "surpresa" tenha contribuído para esta sensação (já passávamos neste restaurante há meses mas não imaginávamos que valesse tanto a pena). A partir daquele dia já passamos a dizer "afinal há esperança para a cozinha britânica" (para além dos "Olivers", "Nigellas" e "Ramsays").

Não é propriamente um restaurante barato, mas também não é excessivamente caro. É o restaurante ideal para uma ocasião especial (e era o caso!). Esperamos voltar em breve!
 

0 comentários: