quinta-feira, 22 de abril de 2010

A Baía de Cardiff

Não, não é "a Baía de...Cascais". É mesmo a Baía de Cardiff. É aqui que desaguam dois dos rios que atravessam Cardiff, o Taff e o Ely.



















Vista da Baía de Cardiff a partir da antiga Igreja Norueguesa

Por aquilo que tenho escrito e mostrado aqui, ninguém diria que poderia existir em Cardiff um sítio assim, não é?



















Vista panorâmica da Roald Dahl Plass

Cardiff é uma cidade costeira, banhada pelo Oceano Atlântico. Mas se querem que vos diga, nem parece o mesmo do Porto...o "nosso" Oceano Atlântico é muito mais bonito! :)

A Baía de Cardiff nasceu do objectivo de requalificar uma zona que estava abandonada desde que a exploração de carvão entrou em declínio nesta zona. Ao longo do século XIX e até meados do século XX, o comércio de carvão era o ganha-pão do Sul do País de Gales. O terceiro Marquês de Bute (sim, da mesma família Bute do Castelo e do Parque!), o dono das docas de Cardiff, tornou-se até o homem mais rico do Mundo da sua época. Estávamos em finais do século XIX. Porém, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, o comércio de carvão entrou em decadência e assim as docas foram desactivadas (e deixadas ao quase abandono).




















Posto de turismo da Baía de Cardiff

Em 1999 deu-se o pontapé de saída na requalificação das antigas docas para as tornar no que chamamos hoje a Baía de Cardiff. Hoje em dia, a Baía é já por si só um pólo de atracção a Cardiff. Lá podemos assistir a espectáculos de artes de palco (dança, música, teatro, ...) no magnífico Wales Millennium Centre;





















O Wales Millennium Centre

Fazer compras no comércio tradicional e em lojas de artesanato, bem como no novo Red Dragon Shopping (Dragaum Burmelho?? Que heresia é essa? :) Pois, é o símbolo da bandeira do País de Gales, o Dragão Vermelho) e no Mermaid Quay; ir a espaços nocturnos, restaurantes e cafés, dos quais destaco a antiga Igreja Norueguesa (Norwegian Church);



























A antiga Igreja Norueguesa, hoje um café-concerto-livraria

Praticar desportos náuticos tais como a canoagem e a vela; visitar atracções como o Techniquest (uma espécie de Visionarium), o Senado (Senedd) da Assembleia Nacional e o Pierhead Building. O Pierhead Building é mais conhecido aqui como o "Baby Big Ben" ou o Big Ben de Gales. Antigamente era a sede das docas de Cardiff, agora é o Museu da História de Gales.





















O Techniquest, centro de divulgação científica




















Vista lateral do Senado, Senedd





















O Pierhead Building, o Baby Big Ben

Como não poderia deixar de ser, existem alguns hotéis na zona, dos quais o mais notável é o St. David's Hotel & Spa, um hotel de luxo de 5 estrelas com design arrojado.
















O St. David's Hotel & Spa, à esquerda na imagem

Anualmente realiza-se em Julho na praça principal da Baía de Cardiff, a Roald Dahl Plass (escritor natural de Cardiff, autor de, entre outros, "Os Gremlins" e "Charlie e a Fábrica de Chocolate"), o concorrido Festival Gastronómico Internacional de Cardiff. 
 















Festival Gastronómico Internacional de Cardiff (foto retirada do site http://www.cardiff-festival.com/ifd_e.htm)

Existem muitas outras actividades tais como feiras e exposições, permanentes e temporárias, a decorrer ao longo do ano para manter a actividade da Baía sempre em alta. Existem ainda a Marina de Cardiff e a Cidade Desportiva (Sports Village), de que vos falarei um destes dias.

1 comentários:

J.B. disse...

Com esta publicidade aos locais que podemos ver na Baía de Cardiff percebemos que ela não é por si só uma atracção turística. Claro que é um local que merece uma visita, mas onde estão os barcos rabelos, e o cubo da ribeira, a a vista de lado de Gaia sobre o Porto?! Não, definitivamente não troco o meu Porto por isto!! Em Portugal, na Inglaterra, na China ou na Cochinchina, o Porto é e será sempre o Porto!