quinta-feira, 15 de abril de 2010

Escola de Engenharia vs. Faculdade de Engenharia

A Escola de Engenharia da Universidade de Cardiff (School of Engineering of the Cardiff University) é o que me trouxe a este breve exílio. Mais em particular um Professor, que é o co-orientador do meu Doutoramento. Para o bem e para o mal, é o que nós comummente chamamos em bom português "um cão grande" dentro da minha área de investigação. 

Mas como é a Escola de Engenharia da Universidade de Cardiff? Isto é, em comparação com a nossa Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)? 






































Bem, em tamanho é seguramente mais pequena! As instalações foram inauguradas em 1993 (a actual FEUP foi inaugurada em 2000) pela princesa Ana (sim, filha de Isabel II e irmã do Carlos...e OK, é tão feia como ele!). Porém, o edifício chama-se Queen's Building (Edifício da Rainha) e tem na entrada um retrato autogrado da Rainha Isabel II. 

Quanto às condições propriamente ditas, é preciso dizer que não ficam atrás das da FEUP. A Universidade de Cardiff parece ter os meios necessários para dotar a sua Escola de Engenharia de facilidades de teste e investigação adaptados às necessidades actuais. Exemplo disso é o laboratório no qual estou instalado, que possui extraordinários equipamentos para estudo da operação de sistemas eléctricos de energia (que custam para cima de um dinheirão, acreditem em mim!!).


Mas é evidente que a FEUP é a FEUP... por outras palavras, o que é "nosso" é sempre muito melhor! E já conto os dias para voltar lá, pois é lá que sou verdadeiramente feliz! Como dizia um treinador de futebol da nossa praça: "Vocês sabem do que é que eu estou a falar"!!
 

0 comentários: