terça-feira, 4 de maio de 2010

A "comida"

Depois de uma pequena visita turística por Cardiff, aproveito agora o mote com que terminei a minha última mensagem e vou hoje falar-vos sobre a "comida" em Cardiff e, de um modo geral, no Reino Unido.

Começando pelo pequeno-almoço, sugiro-vos o tradicional pequeno-almoço galês: um belíssimo "pão" de algas (sim, algas!) acompanhado de ovos mexidos, berbigões fritos, bacon e salsichas! E claro, para acompanhar um pint (0,568 litros) de Brains, a cerveja "oficial" do País de Gales. Com fome já?? :)




















Pequeno-almoço tradicional do País de Gales (imagem retirada de www.welshfoodie.com/s_wales_dining.htm)

Então passemos agora aos pratos principais! Para além do "petisco" Jacket Potatoes que já vos apresentei na mensagem anterior, temos:






















A sopa tradicional galesa: cawl - com carne de cordeiro, legumes, queijo e pão... e mais nada! (imagem retirada de www.ukstudentlife.com/Travel/Tours/Wales/All.htm)

 














Peixe com batatas fritas (fish and chips), com ketchup (mas sem sal e com muita gordura!) (imagem retirada de my.opera.com/kirstycat/blog/breaded-fish-with-rosemary-oven-chips)






















Faggots (almôndegas) com puré de batata e ervilhas - mas sem condimentos nem salada de legumes... (imagem retirada de en.wikipedia.org/wiki/File:Faggots-and-gravy.jpg)



























A tradicional tarte dos pastores: Shepperd's Pie - dever-se-ia chamar "tarte dos pastores viúvos"...acreditem, já provei! (imagem retirada de www.bbcgoodfood.com/recipes/3208/quick-spiced-shepherds-pie)

Como podem ver, para além de uma gritante falta de bom gosto (e de amor à própria saúde, diga-se de passagem!!), falta certamente aos britânicos, e aos galeses em particular, uma "mãe" que cozinhe para eles!

Não existe uma tradição culinária consolidada no Reino Unido, o que torna as suas "confecções" (demasiado) primitivas. O uso de especiarias na confecção dos pratos é algo de aparentemente "exótico", sem interesse! Quando falo em especiarias, incluo aqui o sal...! E só para terem noção, o azeite aparece nos supermercados na secção "comida internacional"...

A esta "não cozinha" ajudam as "pancas" britânicas quanto às alergias alimentares (ao sal, à pimenta, ao gluten, ...). Assim, as pessoas que desejem sal/pimenta/... nos cozinhados que os coloquem à parte após o prato chegar à mesa! Quem de vós cozinha sabe bem que não é (nada!) a mesma coisa!!

De uma forma geral, para os britânicos "cozinhar" significa deitar os ingredientes numa panela com água, ligar o fogão e esperar que fique pronto...por fim juntar o "saudável" ketchup ou outros molhos pré-comprados e fazer a festa! Ah, existe também claro a alternativa de fritar! Tudo bem regado com uns belos pints! Mas, se querem mesmo saber, a alternativa preferida deles é ir ao fim da tarde a um dos inúmeros fast-food take-aways que existem por estas ruas e levarem para casa a "refeição" para toda a família...sim, mesmo para as crianças pequenas!

Contudo, existem por aqui alguns "céus" no meio deste "Inferno" culinário: pelo menos dois restaurantes portugueses, que eu conheça. Já fui a um deles e definitivamente é um achado por estas bandas! Existem também imensos restaurantes italianos, sendo que uma boa parte deles parece ter qualidade.

De qualquer forma, eu cá prefiro comer sempre no meu próprio "restaurante"! É também uma forma de me sentir mais próximo de quem deixei...ah, e a saúde e carteira agradecem!
 

2 comentários:

J.B. disse...

Realmente a comida, se é que lhe podemos chamar assim, é um verdadeiro terror em Gales e em todo o Reino Unido. Aliás, os ingleses não sabem e o é comer e muito menos comer bem! E falo por experiência pois as ditas especialidades galesas são um nojo (peço desculpa mas realmente têm que provar e ver pelos vossos olhos a maravilha...ou então não!). Mas a comida não é mesmo o pior...o pior são mesmo as saudades dos que estão longe fisicamente mas tudo nesta vida é temporário não é? Bem nem tudo...há coisas que vêem para ficar e então certas pessoas nem se fala!!

Anónimo disse...

Acho muito bem que faças um roteiro gastronómico daí, aqui para a malta! Além disso, não te esqueças de te alimentar bem, se não, ficas "tuberculoso" ! :P

Já agora, para te manter a par das novidades do nosso modesto rectângulo, informo-te que, se tiveres um filho que seja péssimo aluno e que reprove no 8º ano, ele já possuí a chance de fazer um exame que lhe permite passagem directa para o 10º ano, no caso de tirar positiva no referido exame.
Realmente, o nosso país é fantástico! Trabalhar para os "burros", bem como, para os preguiçosos, é que está a dar... Olha Zézinho, só te digo: Aproveita bem o tempo que te resta por aí!

P.S. - Parabéns pelo blog!

Beijinhos da tua sobrinha,
Marta Barros