segunda-feira, 16 de abril de 2012

O lixo e o luxo!

A gestão do lixo é outro dos pontos que separa Portugal do Reino Unido.

Aqui, ao contrário da maior parte dos sítios em Portugal, não há caixotes do lixo comunitários e ecopontos em cada esquina. Há, sim, um sistema de recolha diferenciado!

fotos retiradas do site do Cardiff Council

Os sacos verdes são distribuídos gratuitamente e devem conter todo o tipo de lixo reciclável. Os sacos pretos são para o lixo não reciclável e o caixote castanho é para colocar sacos biodegradáveis (que também são fornecidos) com restos de comida. O caixote verde (não temos na nossa casa) é para entulho de jardins compostável (terra de vasos, erva, etc.) e o caixote preto tem função semelhante ao saco preto. A fim de serem recolhidos, os sacos e o caixotes devem ser colocados na via pública, como se pode ver na imagem (a ordem não é importante!!!).

Até aqui é tudo muito civilizado. O problema é a periodicidade da recolha: os sacos verdes e o caixote castanho são recolhidos semanalmente, enquanto os outros são recolhidos quinzenalmente!!! Ora não admira portanto que o panorama de uma típica rua de Cardiff em dia de recolha seja este.



Não é grande postal de visita, pois não? É de perder de vista...

É compreensível que este esquema seja mais sustentável para o conselho municipal (Cardiff Council) e permita uma melhor gestão do lixo, mas é difícil evitar tornar a nossa casa numa "casa de lixo" com um sistema destes. Daí, o que muita gente faz é usar o jardim como "depósito de lixo" até ao dia de recolha. Os que não têm jardim, pura e simplesmente vão colocando o lixo na rua conforme o vão fazendo. E o resultado são ruas cheias de lixo quase todos os dias...

foto retirada de http://yourcardiff.walesonline.co.uk/2010/06/14/ashamed-of-cardiff-dirty-streets

No nosso caso, visto só sermos dois, fazemos uma quantidade de lixo pequena, mas ainda assim temos de o "gramar" dentro de casa até ao dia da recolha...

Não da mesma forma que se encontra lixo (mas anda lá perto), é também frequente encontrar luxo nas ruas de Cardiff. E de que forma? Serão as casas? Nãao! São os carros!



Aqui são raras as pessoas que ligam à casa (pelo menos ao seu aspecto exterior), contrastando com a "bomba" que têm à porta. É um contraste que em alguns casos é até chocante!


Nisto de lixo e luxo encontra-se uma forma de encarar a vida e as prioridades diferente da nossa. Não nos compete dizer se é melhor ou pior, é apenas diferente. E se fosse tudo igual, não tinha tanta piada! Mas surpreende ver coisas típicas de países terceiro-mundistas num país tão civilizado, o que nos faz suspirar (ainda mais) pelo nosso Portugal...
 

0 comentários: