segunda-feira, 9 de abril de 2012

A Páscoa no Reino Unido! (ou pelo menos, por estas bandas...)

Muito de vós nos perguntaram coisas do género "como é a Páscoa aí?", "Já compraram amêndoas?", "Como são as tradições?". Ora, para responder honestamente não nos parecem existir grandes "tradições", dada a secularização da Páscoa.

Amêndoas, nem vê-las! Na verdade, aqui só se vêem ovos de todos os tipos e feitios e são eles, sem margem para dúvidas, os verdadeiros reis da tradição Pascal. Os ovos são símbolo de fertilidade e várias tradições pagãs de celebração da Primavera (época por excelência do nascer e do florescer) chegaram aos nossos dias através dos ovos e das nossas amêndoas (que no fundo são uma representação de ovos). O coelho também se vê bastante e é também ele um símbolo de fertilidade, dado que procria em abundância (apesar de não pôr ovos!!). :)

Compasso é também coisa desconhecida por cá. Ainda que a maioria da população ainda seja cristã (de maioria Anglicana), não existe essa tradição, pelo menos em Cardiff! Desta forma, não sobram grandes manifestações públicas da Páscoa, o que torna esta época por cá uma semana igual às outras, com a diferença de ter menos gente...
 

0 comentários: