sexta-feira, 22 de junho de 2012

O regresso ao tempo medieval em Cardiff!

O Joust!, que decorreu no passado fim-de-semana, é um evento anual organizado pelo Castelo de Cardiff que celebra os tempos medievais.

O Joust! 2012 em Cardiff
Muito ao jeito das feiras medievais que se multiplicaram como cogumelos por esse Portugal fora, aqui também há torneios de cavalo, lutas de cavaleiros, ferreiros, cirurgiões (carniceiros é a palavra mais adequada), sapateiros, contadores de estórias e, como não podia deixar de ser, porco no espeto!

Esta feira não tem, no entanto, a mesma vertente comercial das feiras portuguesas (não havia barraquinhas de venda de bijuteria, artesanato nem mesmo de comida, para além do porco no espeto e do bar fixo do castelo). O forte deste evento é mesmo a multiplicidade de eventos que são proporcionados ao longo do dia no jardim central do castelo e a possibilidade de interacção com os "artistas" medievais. Neste particular, o barbeiro que se tornou cirurgião foi particularmente incansável, sempre pronto a demonstrar (com muito humor à mistura) a sua arte e os seus métodos e utensílios.


Para quem, como nós, já foi a várias (e boas) feiras medievais, esta deixa um pouco a desejar. Este evento está demasiado talhado para as crianças, logo, para famílias com filhos, o que nos deixou com pouco para fazer em algumas partes do dia. Ainda assim, é sem dúvida uma excelente opção para um dia fora (desde que o tempo ajude!), pois o local dificilmente poderia ser mais genuíno e é sempre divertido estar envolvido num ambiente bem diferente do nosso quotidiano!
 

2 comentários:

styletraces disse...

E a feira ficou mais ou menos interessante sem a vertente comercial como a das nossa feiras em Portugal? Acho que secalhar algumas das barraquinhas, se bem caracterizadas, até devem dar mais alegria a uma feira, não? :)

E concordo que muitas das feiras estão pensadas para famílias, com crianças, e por vezes esquecem-se que os adultos também gostam de se divertir e passar um bom bocado mesmo que não tenham crianças a acompanhar ;)

STYLE TRACES
ST FACEBOOK PAGE
INTERNATIONAL GIVEAWAY

J.B. disse...

Na verdade, não sentimos grande falta dessa vertente comercial talvez devido à excelente caracterização da maior parte das barraquinhas e dos figurinos. Por exemplo, o "barbeiro-cirurgião" desfez-se em explicações sobre os utensílios e a forma de praticar medicina na altura. Muito interessante!

Mas sim, esta feira estava muito vocacionada para as crianças e respectivas famílias. Ainda assim foi um momento agradável :)