sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Cuidado com...a bicicleta!


É verdade. Oxford, para além ser (re)conhecida como uma das melhores Universidades do Mundo é também, certamente, uma das cidades com maior número de bicicletas per capita!

Isto deve-se em grande parte à extrema dificuldade (senão mesmo impossibilidade!) de estacionar o carro de forma gratuita pela cidade. Quando muito existe o sistema "Park+Ride" que permite estacionar o carro à entrada da cidade e em seguida apanhar o autocarro para o centro, tudo com o mesmo bilhete. Por outro lado, a cidade é extremamente plana e dada a juventude da população, torna-se bastante convidativa a utilização da bicicleta. Mais ainda, a estação de comboios está bem no centro, portanto, carro para quê?

Um outro aspecto é a própria natureza da Universidade: o campus é de tal forma extenso (38 "colleges"!) que na prática temos uma Universidade com uma cidade pelo meio. Isto é, os edifícios da Universidade estão dispersos ao longo dos limites do centro da cidade e todos os serviços estão localizados no seu interior.




A arquitectura da Universidade é de todo tradicional e obedece à imagem criada de uma Universidade feita de edifícios imponentes rodeados de extensas manchas verdejantes.

É um ponto de passagem muito interessante para quem venha a Londres e tenha tempo para lá dar um saltinho: são só 100 km, uma hora de comboio! Recomenda-se!



 

0 comentários: