quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O Carnaval oficial

Se pensam que não se celebra Carnaval no Reino Unido, até são capazes de ter razão...até certo ponto! Não se celebra em Fevereiro/Março, celebra-se em Outubro! (isto esquecendo o Carnaval de Notting Hill, em Londres, que ocorre todas as últimas Segundas-feiras de Agosto).

Mas que Carnaval é este? Pois bem, é o Halloween! (ou dia das bruxas, como preferirem)


O Halloween no Castelo de Cardiff em 2011 (fonte: www.walesonline.co.uk)

Desde o dia em que voltamos (12 de Setembro!) que já vemos a maior parte das lojas habituais com material alusivo ao dia. Bem, semanas passadas, estão ruas de lojas pejadas com tudo e mais alguma coisa para o Halloween! Tudo o que é bicho-careta tem vestidos, adereços (do tipo sangue falso, braços amputados, ...) e todo o tipo de bugigangas, do embaraçoso ao piroso!

Lamentavelmente, esta é a única altura do ano em que se vêem abóboras! Bem as procuramos em todos os cantos e esquinas durante todo o tempo que cá estamos para fazermos sopa, mas só por esta altura é que elas aparecem no supermercado... :( e parece-nos um pouco arriscado comprá-las para comer, sabe-se lá o que está lá dentro...

É natural que a expressão deste evento seja muito maior aqui do que em Portugal, dadas as suas remotas origens anglo-saxónicas. Para terem noção, por estes lados, maior que esta febre talvez só o Natal. Nem na Páscoa nem noutro dia festivo (excluindo o Jubileu da Rainha e os Olímpicos, claro está) vimos tamanha antecipação! Como será então nos Estados Unidos...

É certo que temos o Carnaval semanal na St. Mary Street e ruas adjacentes, mas este promete! Vamos tentar fazer mais uma mini-reportagem fotográfica, para depois vos mostrar aqui como é o Halloween britânico. 

Certo, certo é que no dia 1 de Novembro será "rei morto, rei posto". Muito rapidamente entraremos em "modo Natal", seguramente. Mas isso é depois e cá estaremos para contar como é!
 

0 comentários: