quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Como se livrar de companhias indesejadas em Inglaterra!

Hoje, para comparecer a uma reunião de serviço, fui obrigada a acordar às 6h para fazer 3h de viagem (para cada lado!...). Mas isso não foi o pior de tudo!

Após uma viagem de 2h "e picos" de comboio, com as respectivas mudanças de comboio e pausas entre eles, fiz "uma corrida de táxi" que se veio a revelar, no mínimo, caricata. Depois de fazer conversa de circunstância sobre o tempo que se fazia sentir, o taxista (britânico, surpreendentemente, nos seus quarentas) perguntou-me de onde eu era e há quanto tempo estava no Reino Unido. Disse-lhe que era portuguesa e que estava cá há 1 ano. De seguida perguntou-me porque motivo tinha trocado um país como Portugal, com sol, boas praias e comida, pelo Reino Unido. A minha resposta foi algo do género "a vida às vezes tem destas coisas", sem entrar em mais pormenores porque o homem não tinha nada com isso! Entretanto, o taxista começou a dizer que este país era uma treta e que não tinha coisas boas, queixou-se do tempo, da Rainha, enfim, de tudo e mais alguma coisa. Disse-lhe que aqui, tal como em Portugal ou noutro país, há coisas positivas e negativas, mas que isso faz parte da vida. De volta à carga, pergunta-me onde estou a viver e se vou ficar na cidade muito tempo. Por esta altura comecei a ficar "azul". É que ele continuou a escalar a "cusquice"! A dada altura, perguntou se eu conhecia mais alguma coisa aqui no Reino Unido. E, sem querer, resolvi o meu problema! Dei uma resposta vaga, dizendo que já morei no País de Gales antes de vir morar para Inglaterra. Falei da cidade que nos acolheu e foi a nossa casa durante 8 meses e da qual temos muitas saudades: Cardiff, é claro! Disse-lhe que sentia muita falta da simpatia das pessoas, das paisagens e do movimento da cidade em si! Aqui a sua expressão mudou, ficou furibundo e começou a dizer mal do País de Gales e dos galeses. A dizer que não tinha nada que ver e que não gostava! E cortou, não me disse mais nada!

Ora pois bem, quem quiser ver um inglês chateado e acabar com uma conversa inoportuna, nada como dizer que País de Gales é que é! Até porque é bem verdade! Ainda havemos de voltar para lá um dia!

Enquanto isso temos de nos contentar com a vida no countryside, rodeados de gado e campos de perder de vista...