segunda-feira, 20 de maio de 2013

Ir ao dentista no Reino Unido: uma aventura a evitar! (parte 1)

Este post é dedicado à nossa mais recente aventura: os serviços dentários no Reino Unido.

Fonte: clipartlogo.com

Como todos devem concordar certamente, a dor de dentes é das dores mais horríveis de suportar. Posto isto, e após vários dias de bastante sofrimento e em dor crescente, fui obrigada a recorrer ao serviços dentários. Fui aconselhada por colegas de serviço a contactar o Serviço Nacional de Saúde (NHS) através da linha de emergência, pois só desta forma conseguiria arranjar uma consulta num dentista visto não estar registada numa clínica dentária (aprendi que da mesma forma que nos temos de registar no centro de saúde local, temos de nos registar no dentista local...). E mesmo assim teria de esperar cerca de uma semana! Uma emergência... Fiquei espantada com esta resposta, pois não podia esperar este tempo todo!

Lá liguei para a linha de emergência a uma Sexta-feira e falei com uma senhora que tomou nota da minha exposição. Ela prometeu falar com o médico, para averiguar o quão urgente era o meu caso, e ligar-me logo que possível. Cerca de 30min depois recebo uma chamada do médico a pedir novamente para expor o caso. No final desta exposição, o médico diz-me que nesse dia não é possível ser atendida mas que voltasse a ligar para o mesmo número no dia seguinte às 8h manhã a ver se tenho mais sorte! Fiquei indignada mas não tinha outro remédio, senão passar mais outra noite em claro e com dores insuportáveis. Porque isto é mesmo assim: é "à descrição" de quem está do outro lado atribuir consulta ou não!! E não é a questão do dinheiro: no privado praticamente não há serviços de emergência e, onde há, é só para quem está registado na respectiva clínica! Ah, pormenor importante: atendimento ao Sábado é considerado "emergência"...

No dia seguinte, Sábado de manhã, ligo então e a mesma coisa se passa. Recebo uma 2ª chamada (às 8h30m) e finalmente é-me atribuído um atendimento às 9h30m numa clínica dentária do NHS a 45min de casa. Tal era o meu desespero que saímos imediatamente em direcção ao local.

Chegada à clínica fui atendida por uma senhora bastante simpática que me pediu para preencher um formulário e pagar as 18 libras da consulta (taxa de consulta dentária de emergência). Entretanto, 1h depois do horário que me fui atribuído ao telefone, sou chamada pelo dentista e tenho o atendimento dentário mais rápido de toda a minha vida (10 min., nem mais nem menos!!!). Neste tempo relatei ao que vinha, disse a medicação que estava a tomar; o médico tirou umas radiografias e receitou-me uma medicação. "E pronto pode ir à sua vidinha e registar-se numa clínica dentária para receber tratamento, pois aqui é só diagnóstico"...Muito útil, não?

Pois e assim foi... vejam no próximo post a continuação desta aventura!
 

0 comentários: