sexta-feira, 31 de maio de 2013

Parques de estacionamento: um verdadeiro tormento!

Regra geral, ter carro no Reino Unido é boa ideia.

As distâncias a cobrir são muito grandes (quando comparamos com Portugal), o terreno é tendencialmente plano, os custos são relativamente reduzidos (contam-se pelos dedos de uma mão as portagens no país inteiro e o custo do combustível é razoável). O sistema de comboios é extremamente eficiente mas, em muitos casos, caro. Logo, ter um carro é uma escolha óbvia para quem mora fora de Londres (sim, um carro em Londres é só mesmo para quem for doidinho, precisar mesmo muito ou tiver muito dinheiro).

Tendo dito isto, "não há bela sem senão", como diz o povo. E este "senão" irrita tanto que por vezes faz esquecer as vantagens acima. Estou a falar de estacionar e, mais concretamente, de parques de estacionamento!

O símbolo de Park & Ride (fonte: nph.de)
É praticamente impossível estacionar livremente no Reino Unido. Ou é proibido estacionar (linha amarela), ou os lugares estão reservados a moradores (muitíssimo frequente) ou há parquímetros (regra geral: muito poucos, muito caros e utilizáveis por um período muito limitado de tempo - até duas horas de permanência). Há também parques de estacionamento de longa duração junto aos centros das cidades, mas são, como se diz aqui, eyewatering (tão caros que até fazem chorar...).

O cúmulo disto é em Peterborough onde, para além de não se conseguir estacionar em lado nenhum da cidade a preços razoáveis, até para estacionar no hipermercado ASDA se tem de pagar! E o pessoal paga mesmo! O tio Belmiro qualquer dia ainda se vai lembrar disto...

Ah e se pensam "estaciona-se à Português", esqueçam. Aqui não há brincadeiras: caso não seja a (eficiente) vigilância a apanhar-vos mal estacionados, os locais fazem-vos esse favor. Já ambos tivemos o desprazer de sermos "convidados" a estacionar noutro sítio, mesmo não estando a chatear ninguém...

Existe uma outra alternativa, da qual temos sido grandes adeptos ultimamente, depois de muitas e desesperantes tentativas nos centros de algumas cidades.

Autocarro de Park & Ride em Oxford (fonte: showbus.com)
É o chamado Park & Ride (P+R): a troco de um bilhete de ida e volta de autocarro (ou comboio, conforme o caso) para o centro da cidade, a empresa de transporte "oferece" estacionamento gratuito para o carro. Normalmente, estes serviços são frequentes (10 em 10 minutos) e rápidos. Os custos variam: por exemplo, em Cambridge o bilhete de autocarro é individual (cada pessoa tem de comprar o seu). Por outro lado, em Nottingham é muito mais interessante: o bilhete é por veículo, ou seja, até 6 pessoas que viajam juntas podem circular com o mesmo bilhete.

Agora já estamos mais conformados com o "sistema" e portanto, antes de ir para seja onde for de carro, vemos sempre onde é o Park & Ride. Se não podes vencer, junta-te a eles...

P.S.: Este é o centésimo post d'O Meu Lado Solar! 
É fantástico ter chegado a esta marca e queremos continuar. Temos de vos agradecer, pois quem nos lê é o que nos motiva a escrever. Queremos continuar a ouvir o vosso feedback, seja nos comentários do blog ou nas redes sociais. Um simples "gosto" ou "+1" já é motivo de alegria para nós!

Que o nosso (e vosso) Lado Solar continue a brilhar...e cada vez mais!
 

0 comentários: