segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A feira da abóbora

Já falamos aqui no blog sobre o quão difícil é encontrar abóboras por estes lados. Portanto, quando soubemos da existência da Feira da Abóbora em Soham, uma localidade a 40 km de March e que serve de casa a muitos portugueses (aliás tem 2 cafés portugueses e com bolos que só comemos em Portugal, tais como bola de Berlim), ficamos todos entusiasmados e convencidos a ir lá dar em espreitadela e, claro, comprar uma abóbora!

O recinto da feira era bem no centro de Soham e, por isso, muito fácil de descobrir. À primeira vista, o espaço da feira não era muito grande mas aparentava ter um pouco de tudo (ou quase tudo...). Cada adulto pagava 2 libras para entrar e as crianças entre os 12 e os 18 anos pagavam 1libra. A entrada era gratuita para crianças com idade inferior a 12 anos.

Feira da Abóbora em Soham
Dentro do recinto da feira fomos surpreendidos, pois aquilo que esperávamos ser uma feira agrícola e de venda de produtos locais (de preferência biológicos), era na verdade um misto de feira popular para as crianças, com insufláveis e tudo, vendas e rifas de angariação de fundos para diversas associações e organizações sociais e caritativas e até vendas de "mala de carro" (uma espécie de venda de garagem "itinerante" das velharias que se têm por casa). Ou seja, uma repetição de tantas e tantas "feiras" por estes lados. E abóboras...muito poucas! Uma oportunidade perdida de mostrar a miúdos e graúdos o resultado de um belo ano de colheitas por estes lados.

Parte do espaço destinado às crianças
Associação de protecção aos furões
Podíamos ainda encontrar um exposição de carros antigos (bastante bonita por sinal!), escolas locais a fazer apresentações e um músico local a animar a feira tocando êxitos dos Beatles.

Exposição de carros antigos

Na parte mais distante da entrada da feira encontravam-se alguns produtos agrícolas "em concurso" (não só abóboras, mas também nabos, courgettes, tomates, beringelas, girassóis, ...). Foram premiados pelo seu tamanho e grandiosidade, como podem ver aqui nesta foto. Alguns deles eram verdadeiros "fenómenos do Entroncamento"!

Abóbora premiada com o 1º prémio (136,5 kg!)
Lá descobrimos uma senhora que vendia abóboras (foi difícil!) e trouxemos para casa esta menina (+/- 3kg). O que vamos fazer com ela ainda está por decidir. Sugestões aceitam-se!

A abóbora que trouxemos para casa

1 comentários:

Ana Amélia Menezes disse...

Amigos doce de abóbora :) uma delícia. Com nozes ou amêndoas a acompanhar um queijinho e vinho do Porto. Divinal..