domingo, 18 de abril de 2010

Os Parques

 Roath Park

 Bute Park

As extensas áreas verdes são uma imagem de marca do País de Gales (e porque não dizer de todo o Reino Unido). Em particular, Cardiff possui diversos parques urbanos. Eles representam cerca de 10% da área de Cardiff! Vou aqui destacar dois, de forma brevíssima (senão ninguém tem paciência para ler isto!): o Roath Park e o Bute Park.

Juntos, totalizam mais de 100 hectares de área em pleno centro da cidade (de acordo com os números oficiais). Para terem uma ideia, um hectare é um pouco mais que um relvado oficial de futebol com dimensões máximas regulamentares (90x120 m). Como termo de comparação, o nosso Parque da Cidade totaliza 83 hectares, o Hyde Park em Londres 253 hectares e o Central Park de Nova Iorque, 341 hectares!!

Mas tal como os homens, também os Parques não se medem aos palmos! :) O Roath Park contém um gracioso Jardim Botânico e um lago onde cisnes coabitam harmoniosamente com patos e outras aves, bem como com humanos a pescar e a passear de canoa e gaivota. É um belo cenário para uma tarde de Domingo, para fugir aos "ruídos" do dia-a-dia.

O lago do Roath Park

O Bute Park é muito mais parecido com o nosso Parque da Cidade: áreas verdes de perder de vista, onde há condições para andar de bicicleta, correr, praticar desporto ou simplesmente fazer um piquenique. O jardim está enquadrado pelo centro histórico da cidade a este, pelo rio Taff a oeste, o Castelo de Cardiff (de que hei-de falar um destes dias!) a sul e uma zona residencial a Norte.

A zona dos campos de râguebi e de futebol do Bute Park

Cardiff é privilegiada por possuir espaços tão aprazíveis, que ligam de forma tão vincada as pessoas com a Natureza, paredes meias com uma forte zona comercial e o centro histórico. Cada vez mais são raras as grandes cidades que se podem dar a este luxo dada a pressão da construção (OK, Cardiff é apenas uma média-grande cidade ;) ).

É nesta linha também que se situa o nosso Porto: o nosso grande pulmão, o Parque da Cidade, que desagua no Oceano Atlântico é inesquecível e insubstituível no meu coração! Venham os parques que vierem, não há nem haverá outro para mim como o nosso Parque da Cidade! Será certamente ponto de paragem obrigatória aquando do meu regresso deste breve exílio! E se for muito bem acompanhado ainda será melhor, não acham? :)

1 comentários:

J.B. disse...

Estas fotos parecem uma montagem, em particular o sol radioso tão raro no Reino Unido, aliás prova disse mesmo foi o dia em que fomos ao Roath Park, que chovia tanto que parecia que estávamos em pleno Novembro ou Dezembro...mas de facto, com a companhia certa nem o tempo torna esse dia menos bom! E realmente esses 4 dias que em estive ai contigo, minha vida, foram inesquecíveis, tal como é inesquecível o nosso Porto, onde quer que a gente esteja (Águeda, Cardiff, etc.)! A nossa ribeira, a Estação de S. Bento, a Av. dos Aliados, a Igreja de S. Francisco, o Palácio da Bolsa, mas acima de tudo o nosso mar incomparavelmente mais belo (desde Gaia até Viana) e claro o nosso Parque da Cidade, onde já fomos mt felizes (e estou certa ainda voltaremos a ser!), estarão sp sp no nosso coração. É como os sentimentos que a distancia só os torna ainda mais forte e verdadeiros, certo? :)