sábado, 3 de março de 2012

O St David's Day!

O dia 1 de Março é o dia nacional do País de Gales: o St. David’s Day!

Este dia grande para todos os galeses não é, porém, feriado. Na Inglaterra e no País de Gales não há feriado no dia nacional (em Inglaterra é o St. George’s Day, a 23 de Abril), o que não é matéria consensual aqui no país. Ainda assim a Google não se esqueceu do dia!


As festividades oficiais do St. David’s Day decorreram em todo o país, mas mais especialmente aqui em Cardiff, a capital. Para além de um conjunto de actividades culturais dispersas, realizou-se o tradicional cortejo pelas 12.30 horas (hora de almoço portanto, pois era dia de trabalho).






O cortejo era bastante curto (em comparação com a maioria dos cortejos em Portugal, por exemplo), mas tentava englobar o mais representativo do País de Gales. Desde as associações de Rugby e Futebol (alguns jogadores apareceram vestidos de kilt!), passando por escolas e grupos etnográficos. Talvez se o dia fosse feriado mais gente se envolvesse…

Vejam este pequeno apanhado do cortejo aquando do seu fim, no centro da cidade, onde não faltaram os imprescindíveis tocadores de gaita-de-foles.



Mas o momento alto veio no fim, onde as vozes dos galeses se ergueram para cantarem o seu hino nacional. Acompanhem-no com a letra, se conseguirem! ;)



Mae hen wlad fy nhadau yn annwyl i mi,
Gwlad beirdd a chantorion, enwogion o fri;
Ei gwrol ryfelwyr, gwladgarwyr tra mad,
Dros ryddid collasant eu gwaed.

    Gwlad, gwlad, pleidiol wyf i'm gwlad.
    Tra môr yn fur i'r bur hoff bau,
    O bydded i'r hen iaith barhau.

Por fim, e se gostam de musica tradicional de raiz céltica, aqui vai uma parte da actuação dos Allan Yn Y Fan, no fim do cortejo.


 

1 comentários:

Ana Amélia Menezes disse...

Nao poderia deixar de dizer que acomponho sempre que posso o vosso blog. E estou a adorar.. :) uma maneira diferente de ficarmos a conhecer outras culturas. Beijinhos para os 2