quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A saga do reconhecimento - parte I

Este post pretende ser mais didáctico (e em jeito de desabafo!) para o pessoal do ramo das Ciências e Tecnologias da Saúde interessado em vir trabalhar para o Reino Unido.

Ora bem, a minha história com a Health and Care Professions Council (HCPC), anteriormente designada por HPC (Health Professions Council), começou em Setembro do ano passado quando imprimi o formulário (medonho q.b.!) para dar início ao processo de ver reconhecidas as minhas habilitações académicas e experiência profissional para obter o direito de exercer a profissão de Psicóloga no Reino Unido.

Desde o preenchimento até à recolha de toda a documentação passou-se mais de um mês. Isto porque estes senhores são muito exigentes e quiseram uma descrição sumária de todas as disciplinas de todos os cursos superiores que tenha frequentado. Imaginam o comboio de folhas e a trabalheira necessária para vasculhar esta informação e traduzi-la! Mais, eles exigiram que fossem as próprias pessoas que dei como referências a preencher a parte que lhes diz respeito (e à mão pois claro, nada de novas tecnologias!). Além de duas referências profissionais, tive também de indicar uma referência de carácter (que atestou a bondade da minha pessoa!).

Após 15 dias de "caça" às minhas referências, lá reuni toda a informação necessária. No dia 15 de Novembro de 2011 enviei o formulário por correio, juntamente com toda a informação solicitada. Recebi uma carta da HCPC no dia 3 de Dezembro a dizer que tinham recebido a minha candidatura e que me dariam uma resposta sobre a sua aceitação até 16 semanas a partir desta data.

No início de Fevereiro (e já a viver no Reino Unido) ligo para a HCPC a saber notícias do meu processo, pois o prazo das 16 semanas estava a chegar ao fim. Os senhores dizem-me que estão à espera que a Ordem dos Psicólogos em Portugal confirme o meu estado de "membro efectivo" e da confirmação do meu grau de Mestre por parte da minha Universidade. Surpreendida com a demora destes dois organismos portugueses para responder a 2 perguntas tão simples, questiono a HCPC sobre o endereço para o qual solicitaram esta informação. Qual não é o meu espanto quando estes senhores me dizem que enviaram o email para a APP (Associação dos Psicólogos Portugueses)! Mas que tem a APP a ver com isto? Nada, mesmo! O organismo que regula a profissão de Psicólogo em Portugal é a Ordem dos Psicólogos. Estes senhores nem ler uma tradução oficial souberam, pois estavam lá escritos todos os contactos! Entretanto, em relação à Universidade, o email tinha ido para os serviços académicos centrais e andava por lá perdido. Portanto, lá contactei os serviços académicos e expliquei a situação. Eles enviaram a informação e o assunto estava arrumado (pensava eu...).

Entretanto, um mês depois de ultrapassadas as 16 semanas (e após muitas chamadas) recebo uma carta em casa (finais de Março, portanto!). Fiquei num misto de alívio e tensão, pois o facto de estar em casa a ver os dias a passar estava a começar a mexer bastante com o meu sistema... (além do mais, longe do suporte da família e amigos).

Mas afinal a carta não passou de uma grande desilusão, pois os senhores da HCPC decidiram suspender a sua decisão final até eu fornecer mais informação (ainda!). Que balde de água fria!! Foram dias verdadeiramente difíceis...

Mas como sou uma mulher do Norte e desistir não faz parte do meu vocabulário, decidi mostrar a estes senhores que tinha valor e que era tão boa como eles a desempenhar a minha profissão!

A saga continua no próximo post!

1 comentários:

F disse...

Go for it, Joana!
Mostra a força lusitana :)