quinta-feira, 2 de maio de 2013

Abóbora, finalmente!

Foram precisos quase dois anos para encontrarmos por aqui abóbora para comer!! (as do Halloween não contam...)


Ora esta abóbora dá-se pelo sugestivo nome de butternut squash! E como fomos descobri-la?

Quando estivemos em Stratford-upon-Avon, fomos jantar a um restaurante britânico com inspiração na cozinha mediterrânea (uma muito boa escolha, por sinal). E um dos pratos que pedimos foi um risotto de butternut squash. Mesmo sem sabermos o que era (sabíamos apenas que era vegetariano), pareceu-nos bem um risotto. Enquanto picávamos as entradas, pesquisamos no google o que era e vimos que era uma abóbora!

Confessamos que a ligação arroz/abóbora não é a mais feliz, mas a parte boa é que finalmente descobrimos abóbora!

Não foram precisos muitos dias para descobrirmos à venda a butternut squash. E foi no Lidl que a encontramos. O Lidl é, definitivamente, dos supermercados mais interessantes por cá (na nossa perspectiva "europeia"): tem muito mais coisas do continente europeu do que qualquer outro dos supermercados "british", e com melhores preços. Não éramos grandes fãs do Lidl em Portugal, mas aqui ficámos convertidos! E qual foi a grande surpresa?


É verdade, Made in Portugal! Depois disto, ficamos intrigados, pois nunca tínhamos visto destas abóboras em Portugal. Mas era mesmo defeito nosso, pois já as comemos muitas vezes! Ora, a butternut squash é a "nossa" abóbora-menina ou, para muitos, abóbora-bolina!

A abóbora-menina/bolina por dentro
A verdade é que esta abóbora é mais usada em Portugal para doçaria. Mas para nós, passa a ser a abóbora da sopa! É o fim do reinado do swede cá em casa, um sucedâneo de abóbora que é um híbrido de nabo e couve. O nome swede tem a ver com a Suécia: é o acrónimo de Swedish turnip (nabo sueco).

O swede (fonte: visualphotos.com)
Ia dando para o gasto... mas não é a mesma coisa!

Não é que descobrir uma abóbora seja uma grande coisa, mas realmente este é mais um exemplo de como simples coisas que tomamos por garantidas em Portugal... afinal não o são!
 

2 comentários:

Joana Costa disse...

Por acaso é este tipo de abóbora que uso na sopa, dá uma textura mais macia. E também compro sempre no lidl, fica mais barato.
Beijofas*

J.B. disse...

Espero que vocês estejam bem, Janita! Bjinhos grds com saudades e até breve