quarta-feira, 22 de maio de 2013

Ir ao dentista no Reino Unido: uma experiência "Ryanair" (parte 2)

No post anterior, acabamos a dizer que teríamos de nos registar num dentista para poder finalmente "atacar o bicho". 

Um pormenor importante é que qualquer clínica dentária aqui no Reino Unido (NHS ou privados) só trabalha de 2ª a 6ª, das 9h às 17h/18h no máximo. Significa isto que, para ir ao dentista não tens outra alternativa senão pedir para entrar mais tarde ou sair mais cedo do trabalho. 

Assim sendo, 2ª feira, antes de ir trabalhar, lá estava eu à hora de abertura da clínica mais perto de minha casa para me registar e tentar arranjar o "milagre" de ter uma consulta nessa mesma semana. O "milagre" deu-se para o dia seguinte, pois consegui finalmente uma consulta (pensava eu, para mandar a minha dor de dentes embora de vez!). 

Nada a dizer da dentista, pois era muito simpática e atenciosa, já do tratamento, enfim...É ao bom estilo Ryanair: temos a base - 30 libras - (primeira consulta, nas posteriores é mais barato) e depois qualquer serviço paga-se à parte! Por cada raio-X foram 7.5 libras (foram 4 no total, portanto é só multiplicarem). E ponto final da consulta, pois o tratamento teria que ser noutra marcação pois a 1ª consulta é só avaliação! Maravilha, não é? Ah e a cereja no topo do bolo ficou para o fim, pois o diagnóstico era infecção num molar e a necessidade de fazer uma desvitalização (ou root canal treatment, como é conhecido por estes lados). Pois bem esse serviço custa nem mais nem menos que 300 libras! É verdade, não me enganei a escrever nem pus mais um zero. Aliás, varia entre 300 e 500 libras pelo país fora! Eles poderiam fazer esse tratamento "convencionado" com o NHS e isso custar 48 libras aos pacientes, mas nem eles nem quase ninguém o faz, claro, ao bom estilo "cartel": assim comemos todos...

Evidentemente disse "Nem pensar" e perguntei se não poderia fazer nada para me aliviar a dor até ir a Portugal nas férias e ir à minha dentista habitual. Pois mesmo que precise de mais do que uma consulta para concluir o processo de desvitalização, ficará bem menos que 350 euros (as tais 300 libras, ao câmbio actual). Ela riu-se. Marquei 2ª consulta para fazer um tratamento "para aguentar" e, até ver, a dor foi embora e vou-me safando. Espero que assim continue até voltar aí! (*batida na madeira*)

Resumindo, quando digo experiência ao estilo Ryanair não estou a exagerar, pois tudo o que não faz parte do valor inicial da consulta é extra e a conta é como o balão: sobe sobe! Por exemplo, se tivesse feito uma daquelas limpezas dentárias básicas, eram mais 18 libras a somar à base... e sem copinho de água no fim para tirar os restos da intervenção. Pequenos pormenores que dizem muito... Nada como a nossa TAP, onde somos tratados como passageiros e nos sentimos em casa!...

E ainda nos queixamos dos dentistas serem caros em Portugal, depois disto fiquei verdadeiramente tentada a tirar Medicina Dentária e ganhar o quanto quiser por cá, pois este é um feudo e tanto! 

3 comentários:

F disse...

As melhoras... e vai comendo gelados, pode ser que atenue a dor ;)

- um dia vamos conhecer o mundo juntas (: disse...

Boa sorte ;)
fico aqui a torcer
beijinho

J.B. disse...

Obrigada pelos votos de melhoras! A ver se me aguento até lá! Bjinhos