terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Britânicos: Um povo com dupla personalidade?


Ora bom, como não podia deixar de ser, o meu lado de “psicóloga” teria de vir à tona. Vou falar-vos dos nativos do País de Gales e, acho que posso dizer, de um modo geral, de todo o Reino Unido. Falamos de pessoas cordiais e simpáticas ao trato, muito educadas no geral e muito “chiques” na forma como se apresentam (andam no dia-a-dia como se fossem para uma festa, mesmo apesar duma falta de gosto incrível! Mas claro isto é a minha opinião e que vale o que vale!). São extremamente preocupados com os horários e cumpridores das regras (ao contrário da maior parte dos latinos…). 

Falando delas, as mulheres, são muito brancas e altas (aqui sinto-me “baixinha” muitas vezes!), com a cara carregada de quilos de base e o toque final são as toneladas de maquilhagem que as fazem parecer autênticas bonecas de porcelana ou, pior ainda, palhaços em altura de entrar em cena. 

Quanto aos homens são uns “calmeirões”, isto é, bastante altos e encorpados (ah, claro que há os que são os chamados “barris de cerveja” porque a sua forma é mesmo redonda como um barril! Mas felizmente não são a maioria!). 

Já as crianças são autênticas e ingénuas, por inerência da idade também. São ou muito loirinhas ou muito ruivinhas e uns amores! 

Bem, e porque estou eu a ter esta conversa toda? Não sei que já ouviram falar da perturbação de dupla personalidade? Pois é, o Reino Unido e uma parte dos britânicos sofrem desta perturbação! A Perturbação da Personalidade é definida pelo DSM-IV como:” um padrão estável de experiência interna e comportamento que se afasta marcadamente do esperado para o indivíduo numa dada cultura, tendo em conta os substratos étnico, cultural e social”. E porquê dupla personalidade? A resposta é muito simples: estes britânicos durante o dia e sem o uso, ou melhor, o abuso de qualquer substância (incluindo aqui as drogas tais como: o álcool, o haxixe, a marijuana, a cocaína, etc.) são pessoas muito correctas e respeitáveis. Mas, quando chegamos a Sexta-feira ou Sábado à noite, ou a dias de jogos de Rugby (ou futebol, depende das zonas), as coisas mudam completamente de figura. Nestas alturas, eles, respeitáveis cidadãos do mundo, tornam-se verdadeiros vândalos, sem respeito por nada nem ninguém e é vê-los fazerem as mais tristes figuras. Mas as figuras que eles fazem é lá com eles, o problema é que eles interferem com a pacatez e o sossego dos demais. Por exemplo, o estado das ruas da cidade de Cardiff (falo-vos desta cidade em particular, pois é aqui que estou a viver) é verdadeiramente lamentável e pavoroso nestas alturas. Valha-nos os lixeiros que trabalham durante toda a madrugada fora para limpar o que estes "estimados cidadãos" sujam e estragam e a imensa polícia que vemos em todos os cantos e esquinas.

Mas eles não se portam assim só aqui no país deles, eles portam-se assim em qualquer sítio e estando sobre o efeito de drogas obviamente (sejam elas álcool ou as outras drogas). Falando, por exemplo, do nosso querido Algarve (ai que saudades do sol quentinho…), é vê-los em Albufeira a criar desacatos e confusão.
Tudo isto para vos dizer que, é realmente lamentável que o ser humano cede perante as coisas mundanas (como o álcool, por exemplo) e altere o seu comportamento desta forma.

Resumindo, os britânicos são pessoais incríveis tal como quaisquer outras (com as suas particularidades, é certo) mas que também têm os seus senãos! Portanto, quando me perguntam donde sou, respondo “de Portugal e com muito orgulho!” (apesar de as coisas não estarem famosas, mas o nosso Portugal está e estará sempre no nosso coração!). Claro que vândalos há em qualquer país e cidade do mundo mas esta mudança de comportamento provocada é que eu condeno.

Mas claro, esta é apenas a minha maneira de pensar, muito “certinha” e politicamente correcta mas é assim que sou feliz. E isso é o que mais importa!

Portanto, e como dizia um professor meu da faculdade: “sorriam e façam o favor de serem felizes!”.
 

2 comentários:

Ana Amélia Menezes disse...

Gosto!! Gosto muito...

APF disse...

Só para mandar um olá e dizer "cheguei"!

JB, não nos conhecemos, mas já ouvi falar muito de ti :)
José Barros, obrigada pelo convite e cá estarei para seguir as vossas peripécias.

Abraço!
Ângela